A valorização das reformas e pensões “é uma missão inabalável” que a AD-Coligação PSD/CDS vai “prosseguir e consolidar de forma prioritária e com toda a determinação”. Quem o diz é Hugo Soares, que faz questão de sublinhar que “o lema a coligação coloca a vida concreta de cada pessoa sempre em primeiro lugar”.
“Estamos determinados no combate à pobreza e à indignidade. Por isso, temos de prosseguir as medidas para melhorar, de forma efetiva, os rendimentos dos pensionistas e reformados, com atenção aos que estão com pensões mais baixas”, assegurou o líder da candidatura da AD no distrito de Braga, numa ação de campanha na Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães.
Acompanhado pelos candidatos a deputados da coligação PSD/CDS, Hugo Soares destacou “os resultados do trabalho feito em 11 meses pelo governo AD liderado por Luís Montenegro”.
“Estes resultados comprovam que queremos uma sociedade mais justa, com políticas direcionadas também aos jovens, às mulheres e às famílias, aos trabalhadores, às empresas, mas que dedica uma atenção especial aos idosos”, explicou.
O cabeça de lista da AD lembrou os aumentos das pensões – incluindo suplementos extraordinários para as mais baixas – e do Complemento Solidário para idosos mais desfavorecidos, medicamentos gratuitos para beneficiários do CSI e antigos combatentes e ainda o reforço das prestações sociais para IPSS.
“Em 2029, nenhum pensionista terá rendimentos abaixo de 870 euros. Até lá, continuaremos a canalizar boa execução orçamental para atribuir um suplemento extraordinário às pensões e reformas”, assegurou Hugo Soares, fazendo referência ao programa da AD.
“Como demonstramos nesta governação que a oposição radical de socialistas e extremistas de esquerda e direita não deixaram levar até ao fim, nós cumprimos. Vamos mesmo garantir a estabilidade do sistema de pensões de velhice e reforma. Vamos dignificar e valorizar o envelhecimento ativo, digno e saudável”, afiançou.
Sinalizando o trabalho das IPSS no distrito – na sequência de visitas a diversas instituições, e designadamente Misericórdias de Fão e Esposende, Vizela e Riba d’Ave, ou o Centro Social e Paroquial de Lago, Amares –, Hugo Soares apontou diversos compromissos no apoio a serviços para os idosos.
O combate à solidão e isolamento social, a criação de um Programa de Saúde Prioritário para as Demências, alargar a cobertura territorial de serviços de teleassistência, valorizar e apoiar o cuidador informal, o apoio domiciliário e a rede nacional de cuidados continuados, cofinanciar iniciativas como as Universidades Seniores e o Voluntariado Sénior, aprovar o Estatuto para a Pessoa Idosa na Assembleia da República, fazem parte dos compromissos da AD – Coligação PSD/CDS.