Guimarães: Francisca Jorge vence open, faz história e arrecada 9.063 euros de prize money

Atinge o seu melhor lugar no ranking mundial WTA

É um dia histórico para o ténis português e para a cidade de Guimarães. A vimaranense Francisca Jorge, não só alcançou a maior vitória da sua carreira no Q8 Guimarães Ladies Open, como vai atingir o melhor lugar do ranking a partir de amanhã, 180.ª WTA. 

A portuguesa derrotou a norte-americana Liv Hovde por 6-3 e 6-4 ao cabo de 1 hora e 32 minutos.

Numa final presenciada por centenas de pessoas que encheram por completo as bancadas do clube de ténis de Guimarães, a mais velha das irmãs Jorge entrou muito concentrada e decidida a não deixar a norte-americana Liv Hovde ganhar confiança.

Essa determinação fez com que Kika conseguisse um break a 3-1, reposto por Hovde que empatou a 3 jogos, mas, depois, fazendo uso de um primeiro serviço afinado, a portuguesa fez o 4-3 e quebrou novamente o serviço a uma promissora tenista de apenas 18 anos que deixou indicadores de se poder tornar numa das melhores do circuito profissional dentro de muito pouco tempo.

O 6-3 no primeiro set, em que cada ponto era disputado com uma intensidade impressionante, deu a Kika uma vantagem anímica mas também mais cansaço, e, a norte-americana parece ter percebido isso mesmo, forçando um pouco mais o ritmo e tentando tirar da zona de conforto a nossa melhor tenista. Muito equilíbrio até ao oitavo jogo, empate a 4 jogos, altura que o break conseguido pela mais velha das Jorge foi o momento crucial.

A vimaranense ficou a um jogo do título que conquistou ao terceiro match point, celebrando efusivamente os que a apoiaram durante toda a semana e particularmente no dia de hoje. 

“É muito especial ganhar em casa, perante o meu público, amigos e familiares. Acho que joguei muito bem e consegui algo que procurava e sonhava. Estou muito orgulhosa por ter alcançado este título”, afirmou a campeã no final. 

Com este triunfo e pelo facto de ter sido finalista de pares, a tenista lusa arrecadou 9.062 euros de prize money, contra os 4.645 euros de Liv Hovde. 

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram José Fernandes, presidente do Clube de Ténis de Guimarães, para além do vice-presidente Jorge Castro e o diretor desportivo, Ricardo Martins, Ricardo Almeida, administrador do Grupo Vapo Q8, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis e Nélson Felgueiras, vereador de Desporto do Município de Guimarães. 

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Fernando Pimenta campeão da Europa em K1 5.000

Próximo Artigo

Esposende benzeu primeira pedra em obra de 4 milhões

Artigos Relacionados
x