Seguir o O MINHO

Ave

Guimarães foi o concelho escolhido pela Kuwait Petroleum para entrar em Portugal

em

A Kuwait Petroleum International, uma das dez maiores petrolíferas do mundo, que vai investir 50 milhões de euros numa rede de postos de combustível em Portugal, inaugurou a primeira estação de serviço em Azurém, Guimarães, no passado domingo.

O objetivo da empresa, que opera sob a marca Q8, é chegar a 2020 com 50 estações de serviço, escreve o Diário de Notícias (DN).

Pedro Lopes, diretor-geral da Vapo Atlantic, distribuidor exclusivo da Q8, citado pelo DN, defende que “Portugal é um mercado de tal forma fechado e dominado pelas grandes companhias que, se queríamos crescer, teríamos de importar diretamente a matéria-prima. E assim surgiu a nossa associação à Kuwait Petroleum”.

“Somos já o segundo maior cliente da Q8 em Espanha, importamos qualquer coisa como 40 mil milhões de litros ao ano. Quando a Kuwait Petroleum entendeu expandir o negócio na UE, só tivemos de os convencer a olhar para o mercado ibérico como um todo, em vez de se concentrarem apenas em Espanha”, explica Daniel Carvalho, o outro sócio-gerente da empresa, citado pela mesma fonte.

Sem revelarem o ritmo a que irão proceder à expansão, os responsáveis pela Q8 pretendem chegar a 2020 com cinquenta postos, recorrendo, para tal, à aquisição, arrendamento ou exploração de postos já existentes.

A distribuidora promete oferecer preços mais baixos aos revendedores e aos consumidores.

“A nossa intenção assenta numa melhor distribuição das margens pela cadeia de valor, ao contrário do que se verifica atualmente com os grandes operadores”, sublinham os responsáveis, de acordo com o jornal.

A Vapo Atlantic pretende, assim, oferecer combustíveis low-cost associados a uma marca de renome internacional, de forma a ultrapassar possíveis constrangimentos de credibilidade, normalmente associados a este tipo de combustíveis.

EM FOCO

Populares