A Interhigiene, fabricante de produtos de higiene e limpeza, de Guimarães, emprega 130 pessoas e faturou 16 milhões de euros em 2023. Agora, vai investir mais três milhões de euros para aumentar a capacidade de produção da sua unidade fabril em Serzedelo.
Segundo o jornal Eco, o projeto Robótica Interhigiene 4.0 já está a ser implementado e tem com objetivo otimizar os processos produtivos, especialmente na fase final de produção, com a introdução de seis linhas automáticas de encaixotamento e paletização.
De acordo com a mesma fonte, com este investimento nas linhas a empresa espera aumentar em 35% a capacidade de produção.
A Interhigiene considera que, além da melhoria em eficiência operacional, “a concretização deste projeto permitirá um aumento significativo na velocidade de produção e uma redução dos tempos de ciclo, agilizando todo o processo de encaixotamento e paletização, até agora realizados manualmente”.
A automatização das linhas – acrescenta – vai permitir melhorias em termos de precisão e qualidade, reduzindo perdas e diminuindo os custos operacionais associados a produtos danificados”.
Fundada em 2005 pelos irmãos Aldo e Bruno Costa, a empresa exporta os seus produtos para países como Espanha, Bélgica, França, Angola e Cabo Verde.
Com este investimento, a Interhigiene tem como objetivo trabalhar em regime contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo um comunicado empresa, citado pelo jornal Eco, inicialmente, a nova linha funcionará em dois turnos consecutivos, das 06:00 às 22:00, permitindo, desde já, “um aumento significativo da sua capacidade produtiva diária”.