Ave
Guimarães estreita laços com São Tomé e Príncipe
em
O presidente do Município de Guimarães pretende fortalecer a relação cultural, potencializar a vertente económica e aprofundar projetos educativos com Mé-Zochi, segunda principal região de São Tomé e Príncipe com quem Guimarães formalizou uma geminação há 26 anos.
De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança manifestou o desejo de elaborar projetos com parceiros comuns no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, no sentido de desenvolver ações concretas na área da cultura, economia, educação e componente científica.
«Vamos fortalecer a nossa geminação, porque encontro uma forte vontade de trabalharmos em conjunto por parte de uma jovem presidente, com um conhecimento tão denso sobre o que pretende para as suas pessoas», afirmou o presidente da Autarquia, esta quinta-feira, 13 de agosto, no final de uma reunião realizada nos Paços do Concelho com uma delegação da Câmara Distrital de Mé-Zochi, liderada pela presidente Isabel Domingos, na qual fizeram igualmente parte a Vereadora da Saúde, Educação e Proteção Social, o Cônsul de São Tomé e Príncipe em Portugal, entre outras individualidades.
Defensora da natureza e com preocupações ecológicas, Isabel Domingos destacou elementos comuns entre a cultura portuguesa e são-tomense, realçando nomes como Almada Negreiros, Bruno Celestino Graça ou Viana da Mota, que nasceram em Mé-Zochi.
«O nosso interesse é trabalhar pelo nosso país, não obstante a sua pequenez geográfica, com apenas 200 mil pessoas. Mas isso, para nós, é uma vantagem, pois somos mais atrativos. Vamos congregar esforços e aproveitar os pontos fortes uns dos outros», sugeriu a presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi.
Região atrativa de São Tomé e Príncipe
A nível de atividade económica, a indústria agropecuária predomina neste distrito de São Tomé e Príncipe, destacando-se a produção de café e cacau, constituindo um dos principais produtos de exportação do país. Localizado a cerca de 300 quilómetros da costa ocidental de África, junto à linha do Equador, o distrito de Mé-Zochi é um dos locais mais aprazíveis em termos climatéricos.
Mé-Zóchi, na ilha de São Tomé, é um dos seis distritos da República de São Tomé e Príncipe, tem cerca de 42 mil habitantes, distribuídos pelos 122 quilómetros quadrados de superfície. Habitado por volta de 1470, por altura da descoberta de toda a ilha de São Tomé e Príncipe, quando os navegadores portugueses ali chegaram, esteve sob o domínio português até à independência nacional em 1975.
Leia Também
-
Melhores cidades em Portugal para adicionar ao itinerário de viagem
-
UMinho só consegue alojar 8% dos alunos deslocados. Novas residências não resolvem o problema
-
Guimarães: Morreu o padre João Queirós, natural de Vila Verde
-
Guimarães: Sequestram homem para vingar denúncia e deixam-no nu e preso em curral
-
Moreirense procura ‘dar a volta’ ao Chaves para manter-se na I Liga
-
Guimarães tem 227 pequenas e médias empresas com estatuto de Líder
EM FOCO
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
Oportunidade
Braga recebe próxima edição da EuroRegião Talks
Este mês
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
FutebolHá 1 dia
‘Craque’ de Cerveira assina contrato remunerado com o FC Porto
-
CávadoHá 2 dias
Quer comprar casa (ou terreno) em Esposende? Câmara vai vender algumas
-
Alto MinhoHá 1 dia
Ponte da Barca: Amazon lança série sobre a volta ao mundo de Fernão de Magalhães
-
CávadoHá 2 dias
Duas mulheres de Aveiro feridas após despiste numa ponte em Barcelos