Guimarães entre os cinco municípios do país mais afetados por danos na rede elétrica

Mau tempo
Guimarães entre os cinco municípios do país mais afetados por danos na rede elétrica

Os danos na rede de distribuição elétrica devido ao mau tempo “são muito significativos, havendo 125 linhas de alta e média tensão afetadas”, divulgou a EDP Distribuição, que conta com 1.200 operacionais apoiados por 700 viaturas.

“Os municípios mais afetados neste momento são Amarante, Guimarães, Melgaço, Lousã e Cinfães”, refere a EDP Distribuição, salientando que a “situação descrita é evolutiva, estando atualmente mais concentrada na zona norte, mas deslocando-se progressivamente para sul”.

Em comunicado, a EDP Distribuição refere que “face ao agravamento das condições atmosféricas […] reforçou as suas equipas operacionais no terreno, encontrando-se, neste momento, cerca de 1.200 operacionais com o apoio de 700 viaturas a realizar os trabalhos de reposição do fornecimento de energia elétrica, debaixo de condições meteorológicas adversas, em particular fortes rajadas de vento e chuvas intensas”.

Porto, Braga, Coimbra, Viana do Castelo e Vila Real são “as zonas mais fustigadas” pela depressão Elsa.

Também “os danos na rede de distribuição são muito significativos, havendo 125 linhas de alta e média tensão (AT/MT) afetadas”.

A EDP Distribuição “garante o reforço das equipas operacionais em função do aumento da gravidade da situação, de forma a repor a energia com a maior celeridade possível”.

A empresa tem vindo “a mobilizar equipas de diversas zonas do país para os locais mais afetados e a utilizar os recursos humanos existentes nos diferentes níveis de tensão”, e “mantém-se em estreita articulação com as estruturas locais e nacionais da Proteção Civil, bem como em ligação permanente ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera para garantia de informação atualizada”.

O administrador da EDP João Marques da Cruz, que falava hoje aos jornalistas, em Lisboa, indicou que a EDP Distribuição tem quatro níveis de alerta e que “metade de Portugal, do Tejo para norte”, está em nível 3.

“São circunstâncias extremas, pensamos que estamos a [conseguir] dar uma resposta e quero elogiar todos os colegas que estão no terreno”, sublinhou.

Marques da Cruz acrescentou que a EDP colocou “à disposição” toda a capacidade do parque próprio e das empresas que trabalham com a elétrica, constituído por 12 geradores.

O mau tempo associado à depressão Elsa está a atingir os Açores e o continente português, onde o desabamento de uma casa, em Castro Daire, e a queda de uma árvore, no Montijo, fizeram hoje dois mortos.

A Proteção Civil mantém vários avisos meteorológicos com o nível mais elevado, o vermelho.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ipma estende aviso vermelho em cinco distritos até às 03:00 de sexta-feira

IPMA estende aviso vermelho em cinco distritos até às 03:00 de sexta-feira

Próximo Artigo
Mau tempo: derrocada em castro daire eleva número de mortos para dois

Mau tempo: Derrocada em Castro Daire eleva número de mortos para dois

Artigos Relacionados