A Farfetch, empresa fundada pelo vimaranense José Neves, foi considerada pela revista Time como uma das 100 mais influentes do mundo, destacando-se pelos resultados e pelo percurso inovador nos setores da moda e do desenvolvimento tecnológico.
A lista das 100 empresas mais influentes do mundo foi revelada esta terça-feira pela publicação, uma das mais prestigiadas do globo, e foi a primeira do género a ser publicada.
A empresa que foi a primeira unicórnio portuguesa, fundada entre Guimarães e o Reino Unido, figura naquela lista ao lado de outros nomes globais do mundo empresarial, como Spotify, Nintendo, TikTok e Ikea.
Na bolsa de valores desde 2018, a cotação da empresa que atua essencialmente no mercado online disparou as vendas em 2020, ano de pandemia, embora tenha também aberto uma loja física em Londres. Em 2020, a empresa apresentou receitas de 1.700 milhões de dólares, mais 64% do que em 2019.
Em declarações à revista EXAME, a propósito da pandemia, José Neves afastou a ideia de que terá sido positivo para a empresa.
“A Farfetch é boa para as empresas em momentos de pandemia, ao contrário da pandemia ser boa para a Farfetch – e isso é que levou aos bons resultados que os nossos parceiros tiveram”, disse.
Do que vendemos, 90% são vendas dos nossos parceiros, com o crescimento deles crescemos nós também. Por isso, continuamos muito otimistas para o resto deste ano e para 2021 também,” conclui o empresário.
A lista das 100 empresas mais influentes da revista Time tem como base nomeações de editores e correspondentes da publicação, assim como outros especialistas.