De acordo com o Município.
A inauguração da 50ª biblioteca escolar, esta segunda-feira, 14 de março, na vila de Ronfe, reforçou a posição de Guimarães como o segundo concelho do país com o maior número de bibliotecas em estabelecimentos de ensino. A abertura do mais recente espaço no Centro Escolar de Ronfe decorreu no início das comemorações da Semana Nacional da Leitura, onde as escolas são convidadas a criar momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, desenvolvendo elos de leitura.
Além de disponibilizar livros de todas as áreas de conhecimento, a nova biblioteca em Ronfe, integralmente equipada pela autarquia, oferece uma sala de leitura formal, um espaço de leitura mais informal e uma zona multimédia com um quadro interativo de apoio às atividades de animação.
“O livro é um amigo que nos ajuda à aquisição de novos conhecimentos! Ler é saber e saber é poder ajudar os outros”, considerou o Presidente do Município. “Este espaço é vosso! Estimem-no, como se estivessem na vossa sala de estar”, comparou Domingos Bragança.
Com mais de duas centenas de livros, o espólio da Biblioteca Escolar de Ronfe foi reforçado pela oferta de livros e de jogos didáticos que os alunos simbolicamente trouxeram de casa e que a Associação de Pais angariou numa campanha realizada junto de empresas da região.
“O espaço está muito bonito, é dinâmico e tem boas condições para a aquisição de novos conhecimentos”, referiu Adelina Paula Pinto, vereadora com competências delegadas na área da Educação.
O diretor do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar enalteceu o “empenho da Câmara Municipal de Guimarães” em reforçar as condições de ensino num “trabalho contínuo, sistemático e persistente, tendo em vista o melhor desempenho de alunos, professores e assistentes operacionais”, detalhou Silvério Silva. O acervo bibliográfico do Centro Escolar de Ronfe, composto por livros da área multimédia, periódicos, aventuras, contos, artes, generalidades, ciências sociais, naturais e aplicadas, serve 157 crianças do ensino básico e 18 do pré-escolar.
A criação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, assumida pelo Município de vital importância, complementa o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão. A Organização das Nações Unidas considera as bibliotecas escolares essenciais no programa educativo da escola, proporcionando o acesso aos livros e aos diferentes suportes de informação, melhorando a qualidade de vida das populações e fortalecendo hábitos quotidianos.
Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui