Guimarães é ‘capital’ da música erudita em julho

Entre 10 e 13
Foto: CM Guimarães

Entre os dias 10 e 13 de julho, Guimarães recebe a festa da música erudita em diversos locais da cidade. Do Mercado Municipal à praça da Plataforma das Artes, há música em andamento ligeiro, ideal para aproveitar a cidade em tempos quentes de verão. A par desta celebração, o Teatro Jordão prepara-se para receber as provas finais dos Prémios Jovens Músicos da Rádio e Televisão de Portugal, o mais antigo e importante concurso de música erudita português.

Os locais públicos da cidade berço serão os palcos privilegiados para receber o talento emergente, mas também projetos consolidados do panorama clássico da região norte de Portugal. Nesta 9ª edição, celebraremos os 500 anos do nascimento de Camões, os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos, os ritmos quentes de Astor Piazzolla ou o legado cinematográfico do inconfundível John Williams. Em “palco” passarão projetos que prometem quebrar barreiras ideológicas e democratizar o acesso à música clássica, como Slide Bones Symbiosis Klezmer Kafé ou Ibertrio.

Nesta festa, a que se pretende dar palco também aos projetos locais, marcarão presença ensembles e coletivos do concelho vimaranense, como os Jovens Cantores de Guimarães, Orquestra Juvenil do Conservatório de Guimarães, Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, Quarteto de Cordas de Guimarães, Ensemble de Clarinetes da Banda Musical das Taipas, entre outros. O cartaz é diversificado e convidativo à (re)descoberta de lugares inusitados, de que são exemplo os jardins interiores da Biblioteca Municipal Raul Brandão, do Posto de Turismo de Guimarães ou do Museu de Alberto Sampaio, o Convento de Santa Rosa Lima (também conhecido como o antigo Convento das Dominicas) ou as zonas exteriores do icónico Teatro Jordão.

Será mesmo no Teatro Jordão que a Antena 2 irá co-organizar, com o Município de Guimarães, o mais antigo e importante concurso de música erudita em Portugal. A 37ª edição dos Prémios Jovens Música, que conta ainda com inscrições abertas a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano letivo de 2023/2024. Acontece entre os dias 10 e 14 de julho, e apresentará as provas finais de Música de Câmara (níveis médios e superior), tuba / eufónico (superior), fagote nível (médio), oboé (superior), violoncelo (médio), violino (superior), música barroca e de canto (superior).

O Guimarães Allegro tem entrada livre e gratuita e toda a programação poderá ser acompanha na plataforma exclusiva https://allegro.guimaraes.pt/ou em https://em.guimaraes.pt/destaques/geo_evento/guimaraes-allegro-2024-81.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mocas, espingardas, navalha, pistola e catana apreendidas a suspeito de ameaças em Ponte de Lima

Próximo Artigo

PS aceita convite para reunião com o Livre para pensar acordos à esquerda nas autárquicas

Artigos Relacionados
x