Projetos de investimento na formação de jovens, de promoção de emprego e inserção social e envolvendo mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado venceram os prémios ODSlocal 2024, anunciou hoje a organização. Arcos de Valdevez e Guimarães foram distinguidos pela evolução mais positiva nos indicadores do Portal ODSlocal.
Os prémios promovidos pela Plataforma ODSlocal, entregues numa cerimónia em Pombal (distrito de Leiria), visam distinguir projetos de sustentabilidade e de boas práticas da sociedade civil e dos municípios relevantes para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Na quarta edição da iniciativa, na categoria Projetos Locais para os ODS, foram premiados os projetos “Guardiãs do Mar” da Ocean Alive, com sede em Setúbal, “Zambujal 360”, da Associação Leigos Missionários da Consolata e da CAZAmbujal Associação Recreativa, no concelho de Amadora (distrito de Lisboa), e “Loja de Emprego”, desenvolvido pela ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, no distrito do Porto.
De acordo com a organização, “Guardiãs do Mar” envolve as mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado, em colaboração com a Ocean Alive, na proteção das pradarias marinhas, destacando-se pelo seu “papel catalisador na transformação de comportamentos necessários à eliminação das ameaças que a comunidade local enfrenta neste habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva”.
Já o projeto “Zambujal 360” permite investir na formação de jovens, estabelecer uma rede de comerciantes e requalificar espaços urbanos, unindo as vertentes artísticas, sociais e culturais no Bairro do Zambujal.
A “Loja de Emprego” promove o emprego e a inserção profissional, “apoiando percursos de capacitação e promoção da empregabilidade numa estratégia de inclusão social”.
Em comunicado, a organização informa também que este ano, pela primeira vez, foi atribuído o Galardão de Mérito ODSlocal para distinguir as personalidades que contribuíram de forma particularmente relevante para a prossecução da missão da Plataforma.
O galardão foi atribuído a três personalidades: o presidente da Câmara Municipal de Loulé (distrito de Faro), Vítor Aleixo, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor (distrito de Portalegre), Hugo Hilário, e a coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico – Açores DMO, Carolina Mendonça.
A Plataforma ODSlocal distinguiu também na categoria Práticas Municipais para os ODS os municípios de Oeiras (distrito de Lisboa), Torres Vedras (Lisboa) e Matosinhos, e foram atribuídas duas menções honrosas a Góis (Coimbra) e Cascais (Lisboa).
Na categoria Boas Práticas Individuais, os prémios foram para o município de Águeda (Aveiro), com a “LIFE Águeda”, para o de Loulé, com a “Semana do Clima”, e para o do Seixal (Setúbal), com o “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade”.
Nesta categoria, foram atribuídas ainda duas menções honrosas aos municípios de Lousada, no distrito do Porto (“Mata de Vilar – O pulmão de Lousada”) e Pombal (“Gabinete de apoio à Família e à Parentalidade”).
Foram também entregues 15 Selos ODSlocal aos municípios que se destacaram nos indicadores do Portal ODSlocal, apresentando as melhores pontuações globais: Arronches, Calheta (Açores), Campo Maior, Cascais, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Mértola, Oeiras, Portalegre, Santa Cruz das Flores, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Na categoria de Dinâmica Municipal foram distinguidos 15 municípios pela apresentação das dinâmicas de evolução mais positivas nos indicadores do Portal ODSlocal: Arcos de Valdevez, Angra do Heroísmo, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Matosinhos, Mértola, Oeiras, Portalegre, São João da Pesqueira, Seia, Tarouca, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no âmbito da Conferência ODSlocal’24, dedicada ao tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”.