Seguir o O MINHO

Ave

Guimarães: Domingos Bragança recebe D. Ximenes Belo

em

Receção marcada para a tarde deste sábado, no Salão Nobre do Município. Depois da visita oficial, decorre uma conferência na Sociedade Martins Sarmento.

 O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebe oficialmente este sábado, 12 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 17 horas, o Bispo Emérito de Díli (Timor) e Prémio Nobel da Paz, D. Carlos Ximenes Belo, que preside no domingo à 122ª Grande Peregrinação à Penha.

 Depois da receção oficial, o responsável do Município promoverá uma visita ao Centro Histórico de Guimarães, participando depois na conferência “A Paz e os Direitos Humanos”, que D. Ximenes Belo vai proferir, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento. Esta iniciativa, organizada pelo grupo informal “Colóquios para a Cidade”, com o apoio da Assembleia de Guimarães, Sociedade Martins Sarmento e Câmara Municipal, insere-se no âmbito do ciclo de conferências realizadas ao longo de um ano, destinadas a comemorar o 40º aniversário do 25 de Abril de 1974.

 Ainda este sábado, pelas 21:30 horas, D. Carlos Ximenes Belo preside à procissão de velas que transportará a imagem de Nossa Senhora do Carmo da Penha entre a Basílica de S. Pedro do Toural e a Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. Neste horário, o trânsito estará temporariamente condicionado no Largo do Toural, Rua de Santo António, Avenida General Humberto Delgado (Palheiros), Rua Agostinho Barbosa e Largo Martins Sarmento (frente ao Jardim do Carmo). A procissão seguirá, depois, para a Rua de Santa Maria e Largo da Oliveira.

 No domingo, a partir das 08 horas, o trânsito volta a estar condicionado, agora no percurso entre o Largo República do Brasil e a montanha da Penha, com passagem pela Rua Dr. José Sampaio em direção da freguesia da Costa. A chegada ao Santuário da Penha está prevista para as 11:30 horas, seguida da celebração eucarística presidida pelo Bispo Emérito de Díli que, em 2016, completa duas décadas que foi agraciado com o título de Prémio Nobel da Paz.

EM FOCO

Populares