A Liga Mini, em Guimarães, que envolve crianças entre os cinco e os onze anos, vai passar a chamar-se Liga Neno em homenagem ao malogrado ex-guarda-redes e dirigirente do Vitória SC.
Segundo o vereador Nelson Felgueiras, citado em comunicado da autarquia, “a atribuição do nome de Neno à Liga Mini visa reconhecer a nobreza de espírito e o caráter que o antigo jogador colocou ao serviço do desporto em geral e do futebol em particular”.
“Com esta homenagem pretende-se retribuir a generosidade, o empenho e a colaboração que tão afetuosamente dispensou à causa desportiva em Guimarães”, acrescenta.
“Neno foi o grande embaixador do fair-play e da ética desportiva e o seu exemplo é o melhor legado que se pode entregar às futuras gerações”, salienta o comunicado.
A Liga Mini é uma iniciativa de formação em Guimarães envolvendo crianças entre os 5 e os 11 anos. Uma das novidades na edição deste ano será criação de um momento de exibição de ‘walking football’ (futebol a passo), permitindo a sua divulgação e promoção junto dos clubes. Será ainda implementado o ranking ‘fair-play’ na Liga Neno, que irá definir a atribuição de um prémio no valor de 500 euros.
A edição de 2022 terá início em março, com a participação de meninas na promoção da igualdade de género e, como já aconteceu no passado, não serão apurados vencedores, nem vencidos.
As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 04 de março.