A partir do próximo mês de outubro, o Município de Guimarães, através da empresa municipal Vitrus Ambiente, irá lançar o Vitrusbus, um serviço público de transporte flexível de passageiros, concebido como complemento à atual rede de transporte público.
Este serviço, explica a Câmara de Guimarães em comunicado, “vem colmatar a insuficiência de oferta durante os períodos de baixa procura, reforçando o compromisso do município em promover o uso do transporte público”.
O Vitrusbus funcionará a partir de um sistema de reservas, devendo os utilizadores agendar as suas viagens através do número de apoio ao cliente, do website ou da aplicação, até às 15:00 do dia anterior.
Segundo o comunicado, “as viaturas utilizadas neste novo serviço serão 100% elétricas, alinhando-se com a estratégia Guimarães 2030, que visa transformar a cidade numa zona climática neutra até ao final da década, seguindo o esforço contínuo do município, que viu aumentada a frota de autocarros elétricos de apenas 1 em 2021 para 34% em 2024”.
“Como forma de incentivar o uso do transporte público, o município deliberou a gratuitidade do Vitrusbus para os utilizadores que possuam passe mensal no serviço público regular de transporte rodoviário, seja municipal ou intermunicipal, desde que a origem ou o destino se situe no concelho de Guimarães, tendo, no entanto, sempre que efetuar o agendamento prévio”, conclui a nota de imprensa.