Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães com consultas gratuitas no Hospital de Campanha do Exército

em

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira e até domingo, 28 de outubro, estão disponíveis consultas e rastreios médicos gratuitos no Hospital de Campanha do Exército, montado no espaço exterior do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia do Exército que prosseguem na cidade, com dezenas de atividades.

Nas primeiras horas desta quarta-feira, já se registavam perto de meio milhar de consultas agendadas resultante de uma parceria entre o Exército Português, ARS Norte, Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Ave, Hospital de Guimarães e Câmara Municipal.

“Trabalhamos de braço dado nesta parceria, no sentido de montar um conjunto de iniciativas para apoiar a população em termos de cuidados de saúde. Durante esta semana, estamos a atender doentes necessitados e aqueles que estão em lista de espera no Hospital de Guimarães, colocando os nossos serviços ao dispor da comunidade e das pessoas de Guimarães”, realçou o coronel João de Castro, sub-diretor da Divisão de Saúde do Exército.

No Hospital de Campanha, a população pode realizar rastreios e consultas, em diversas áreas nomeadamente oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, ortopedia e dermatologia. As consultas e rastreios realizam-se diariamente, até sábado entre as 09:00 e as 13:00 e das 14:30 às 17:00 e no domingo, entre as 09:00 e
às 13:00.

“É uma unidade autónoma com alguns pormenores importantes, como uma farmácia e uma unidade de produção de oxigénio, em sinal de demonstração que é possível montar em qualquer sítio uma unidade de Hospital de Campanha, funcionando em tendas climatizadas, onde temos de tudo o que necessário para um Hospital”, referiu o comandante da unidade de saúde, tenente Amado Campos.

As comemorações do Dia do Exército que decorrem em Guimarães até domingo com um programa diversificado e que termina com uma cerimónia militar que será presidida pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Populares