O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, colocou duas ecobarreiras sustentáveis para fazer a recolha de plástico no rio Selho.
De acordo com a instituição, esta é uma abordagem que permitirá a recolha, e consequente limpeza, de macro e microplásticos, que serão submetidos a segregação, caracterização e categorização.
O objetivo é propor processos de valorização através da reciclagem e reutilização, “fomentando a promoção da economia circular”.
Esta é uma das ações no âmbito do projeto europeu CleanUp4Guimarães, realizado no âmbito do programa europeu REMEDIES, representando um investimento de 90 mil euros.
O Laboratório da Paisagem é uma entidade promotora do “desenvolvimento sustentável do território, focada na inovação, investigação e divulgação científica, na sensibilização da população, e na prestação de serviços e consultoria ambiental”.
Foi fundada, em 2014, pela Câmara Municipal de Guimarães e por duas das principais universidades da região norte, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.