Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães celebra os primeiros contratos da Incubadora de Base Rural

em

Foto: DR

A Câmara Municipal de Guimarães celebra na próxima sexta-feira, 12 de janeiro, às 10:30, no Salão Nobre do Município, a assinatura dos contratos entre a Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães) – nova estrutura de promoção do empreendedorismo qualificado e de nova geração dinamizada pelo Município – e os 17 empreendedores que se candidataram e que foram selecionados para beneficiar dos apoios oferecidos para o aprofundamento do seu conhecimento sobre a economia de base rural.

Esta cerimónia, que contará com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, marca o início de uma nova fase de potencialização da economia agrícola e florestal, da indústria artesanal e produtos endógenos, internet das coisas, turismo em espaço rural, entre outras atividades.

Os promotores candidatos são integrados na Oficina do Empreendedor, semana intensiva de imersão e capacitação, que conta com a exploração de modelos teóricos e contacto com casos de sucesso de empresas que lideram o ecossistema de empreendedorismo de base rural em Guimarães.

A Oficina do Empreendedor terá lugar entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2018 e é a primeira etapa de um Programa de Incubação Integrado, com a duração prevista de um ano, isento de custos para o candidato. Ao longo do ano de 2018, a IBR Guimarães lançará novos avisos da abertura de candidaturas, de forma a que mais promotores possam encontrar neste serviço os apoios que procuram para desenvolverem e implementarem as suas ideias de negócio.

Anúncio

Guimarães

Guimarães recebe feira de vinho com mais de 150 produtores

Guimarães Wine Fair

em

Foto: Divulgação

Mais de 150 produtores de vinho estarão presentes no evento “Guimarães Wine Fair”, anunciou, esta quinta-feira, a autarquia local.

A feira, que decorre no Multiusos de Guimarãeas, de sexta até domingo, vai na sua segunda edição e contará com mais de 150 expositores no certame.

Classificado como um “evento pioneiro” em Portugal, é possível degustar e comprar os vários tipos de vinho patentes na Wine Fair.

“À semelhança da edição anterior, o homenageado é o Vinho, um dos símbolos da cultura portuguesa, onde haverá destaque para artigos produzidos artesanalmente”, destaca a autarquia, em nota enviada à imprensa.

A feira é organizada pelo supermercado E.Leclerc de Lordelo-Guimarães, com co-organização do Município de Guimarães e Guimarães Marca.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães inicia construção do maior centro de medicina regenerativa da Europa

“The Discoveries Centre”

em

Avepark. Foto: Divulgação

Já arrancaram as obras de construção do novo Instituto Cidade de Guimarães, local de sede do futuro maior centro de investigação em medicina regenerativa da Europa, no parque de ciência e tecnologia Avepark.

Domingos Bragança, edil, em reunião do executivo camarário vimaranense, tinha anunciado um apoio de 1,5 milhões de euros para a construção deste projeto, que conta ainda com 15 milhões de euros de financiamento direto da Comissão Europeia.

A situar no parque de ciência e tecnologia Avepark, em Guimarães, junto ao edifício 3B’s, terá como epicentro o The Discoveries Centre, uma parceria da Universidade do Minho e de outras quatro universidades portuguesas (Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) com a University College of London.

Este centro focar-se-á em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores a serem aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares.

Orçado em 100 milhões de euros, o novo instituto contará com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Continuar a ler

Guimarães

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Guimarães

Em operação da PSP

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem e uma mulher, de 50 e 48 anos, respetivamente, foram detidos, na quarta-feira à tarde, por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Guimarães, pelo crime de tráfico de estupefacientes, anunciou esta quinta-feira aquela polícia.

Em comunicado enviado a O MINHO, a PSP refere que a detenção deu-se na sequência de um processo em investigação, culminando com esta operação policial, onde foram efetuados dois mandados de buscas domiciliárias na cidade de Guimarães.

De acordo com a PSP, foram apreendidas 116 doses de heroína, 156 de cocaína, seis de haxixe e 125 euros em dinheiro. Durante a investigação, havia também sido apreendido estupefaciente, cocaína suficiente para 59 doses, heroína suficiente para 23 doses e a quantia de 500 euros em dinheiro.

Foto. Divulgação PSP

Os detidos vão ser presentes, amanhã, junto do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Populares