Guimarães celebra 900 anos da Independência de Portugal

Batalha de São Mamede
Imagem: DR

O programa de comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede foi apresentado neste sábado, na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A Batalha de São Mamede, travada em 1128, é considerada o marco fundador de Portugal como nação independente, e as celebrações irão decorrer ao longo de sete anos.

Entre as ações anunciadas estão iniciativas artísticas e científicas, incluindo a criação de uma série histórica, projetos de arte pública e um conjunto de conferências e publicações que homenageiam figuras e momentos cruciais para a fundação do país.

A programação também integrará a comunidade escolar, com projetos como o “Primeiro Dia”, e enfatiza o envolvimento de diferentes regiões, especialmente o norte de Portugal, berço da nacionalidade.

O historiador José Mattoso, homenageado postumamente como presidente honorário da Comissão Científica, foi lembrado pelas suas reflexões sobre o papel unificador da Batalha de São Mamede.

O presidente da Comissão de Honra, José Pedro Aguiar-Branco, também presidente da Assembleia da República, destacou a dimensão nacional das comemorações, que visam celebrar “não apenas o passado, mas também inspirar o futuro de Portugal”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados