Guimarães: Capela emblemática em S. Torcato foi requalificada

Inaugurada a obra de requalificação da Capela da Fonte do Santo

Foi hoje inaugurada a obra de requalificação da Capela da Fonte do Santo, em S. Torcato, Guimarães, com presença do Arcebispo de Braga.

Em comunicado enviado às redações pela Câmara de Guimaraes, é citado o juiz da Irmandade de S. Torcato, Paulo Novais, que considera esta “uma obra muito importante”.

Alberto Martins, presidente da Junta de S. Torcato, enalteceu a requalificação, considerando que “representa mais do que um monumento”.

A vereadora Paula Oliveira, em representação do município, destacou a “beleza da obra inaugurada” e lembrou “o trabalho importante, em prol da comunidade”, que é desempenhado pela Irmandade de S. Torcato e pelas restantes instituições presentes.

Mencionou ainda o trabalho do Banco de Ação Social que, “nos meses mais intensos da pandemia, foi decisivo para a população”.

O Arcebispo Primaz de Braga, saudou todos os presentes e referiu a “dificuldade em estruturar uma requalificação de grande qualidade”.

“Requalificar, com qualidade, espaços com história não é uma tarefa fácil. Por isso, manifesto a minha gratidão por esta obra”, disse.

D, Jorge lembrou a importância do local para S. Torcato, dizendo que a Fonte do Santo é um lugar emblemático e um lugar para “encontro e reflexão”. “A água é qualquer coisa que nos desafia para coisas diferentes”, frisou.

Deixou também um desafio para que a Capela da Fonte do Santo possa ser um local de reflexão para as questões do Batismo, para que não seja apenas uma data que se esquece.

Durante a manhã, na Basílica de São Torcato, foram homenageadas diversas individualidades preponderantes no Banco de Ação Social de S. Torcato, “um esforço conjunto da Irmandade de S. Torcato, da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) e da Sociedade de São Vicente de Paulo”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x