Nova edição da “Câmara Aberta” decorrerá no interior de um Monumento Nacional. De tarde, o presidente do Município realiza conjunto de visitas a instituições da vila.
A sétima reunião de Câmara descentralizada do Executivo Municipal de Guimarães realiza-se esta quinta-feira de manhã, pelas 10h00, na Igreja Românica de Serzedelo. O encontro, agendado no âmbito da iniciativa “Câmara Aberta”, principiará com um momento musical protagonizado pela jovem Sandra Azevedo, seguindo-se uma intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Serzedelo, Raul Peixoto.
Da ordem de trabalhos, constituída por 18 pontos, destaque para a adjudicação de uma nova requalificação e beneficiação de arruamentos da rede viária municipal, no valor superior a um milhão de euros. Será também apreciada a repartição de encargos para a instalação da Cantina Económica em edifício municipal, atribuição de apoio à Junta de Freguesia de Aldão para aquisição de projetos de especialidades para o Campo de Jogos e balneários no clube, proposta de adesão à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, publicitação de início de procedimento para a definição do regulamento de atribuição de Habitação Social, entre outros assuntos.
No final da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães visitará, durante a tarde, um conjunto de instituições, coletividades e associações da vila, iniciando o seu périplo pelas 14h30, com uma deslocação à Escola EB1 e Jardim de Infância da Eirinha, seguindo-se às 15h15 uma visita ao Grupo Desportivo de Serzedelo. Logo depois, estará no Centro Social Paroquial de Santa Cristina de Serzedelo e, pelas 16h45, na Casa do Povo de Serzedelo. O périplo termina com uma visita às instalações da empresa “Crispim Abreu & Companhia, Lda”, agendada para as 17h30.
De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Guimarães, o presidente do Município está a dedicar, trimestralmente, um dia completo às vilas e freguesias do concelho para ouvir problemas e ideias das pessoas. As vilas de Ronfe (janeiro 2014), Caldas das Taipas (abril 2014), Pevidém (setembro 2014), São Torcato (dezembro 2014), Lordelo (março 2015) e Ponte (junho 2015) receberam as primeiras seis edições desta medida de descentralização.
A Ordem de Trabalhos completa da reunião do Executivo Municipal desta quinta-feira é a seguinte:
01 – Instalação de Cantina Económica em Edifício Municipal – S. Paio – Repartição de Encargos
02 – “Instalação da Cantina Económica em Edifício Municipal – S. Paio” – Adjudicação
03 – Aprovação da Ata da Reunião Ordinária de 17 de setembro de 2015
04 – Requalificação e beneficiação de arruamentos da rede viária municipal – Repartição de Encargos
05 – Requalificação e Beneficiação de Arruamentos da Rede Viária Municipal – Adjudicação
06 – Reperfilamento e beneficiação da rua S. Torcato e implantação de placa giratória da volta do Pedroso – Azurém – Supressão de trabalhos
07 – Freguesia de Aldão – Aquisição de Projetos de Especialidades para o Campo de Jogos e Balneários na Freguesia de Aldão – Apoio à Junta de Freguesia de Aldão
08 – Proposta de Adesão à Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local
09 – Regulamento de Atribuição de Habitação Social – Publicitação de Início de Procedimento
10 – Comodato – EB1 de Real, freguesia de Briteiros Santo Estêvão
11 – Doação do serviço de restauro de dois documentos da Irmandade de São Pedro, nomeadamente o livro de “Estatutos Antigos da Irmandade de São Pedro da Vila de Guimarães” e o livro de “Aceitação de Irmãos da Irmandade de São Pedro”.
12 – Doação de Mobiliário à Fraterna
13 – Doação de Mobiliário – Centro de Cultura e Desporto “O Desportivo de Ronfe”
14 – Material escolar – Ação Social Escolar do 1º CEB – Ano letivo 2015/2016
15 – Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães – atribuição de subsídio para utilização da BlackBox da Plataforma das Artes e da Criatividade
16 – Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE – atribuição de subsídio para utilização do Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor
17 – Grupo Folclórico da Corredoura – atribuição de subsídio
18 – Aprovação da Ata em Minuta