Seguir o O MINHO

Guimarães

Guimarães. Banda Smartini fecha ciclo “SOM de GMR” no Centro Cultural

em

Foto: Divulgação

O Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), de Guimarães, recebe sexta-feira, 01 de dezembro, às 23:00, um concerto dos Smartini, banda veterana das Caldas das Taipas. É o último espetáculo do ciclo de concertos “SOM de GMR”. Após uma longa paragem, – diz a organização- os Smartini “regressam com um novo trabalho e vitalidade reforçada”. 

“Fecha-se, assim, a janela de observação sobre o espetro de criação musical, único, que se vive em Guimarães e na região e que originou o ciclo “SOM de GMR”, completando-se a sua documentação com um total de 10 projetos”, salienta.

Os Smartini apresentam “Liquid Peace”, trabalho que sucede a “Sugar Train” (2007) e que “marca o regresso da banda, após uma paragem de nove anos, com a mesma qualidade e energia com que habituaram os fãs”. “Liquid Peace” “é uma pequena mas poderosa bomba que explode com uma nova maturidade. Ainda que com uma nova roupagem, a banda revisita também alguns temas de “Sugar Train”, álbum que a projetou no circuito underground nacional”.

Este quarteto, junto desde 1992 (ainda que sob outro nome), começou a tocar sob a influência do “grunge” de Seattle, “género que se tornou símbolo de uma geração que berrava um descontentamento com a sociedade do momento. Os Smartini cresceram e buscaram outras inspirações com sonoridades mais harmónicas e em 2016 regressaram, confirmando toda a sua vitalidade, com o EP Liquid Peace”.

Ao longo do ano, o Café Concerto do CCVF recebeu os mais variados géneros musicais: Captain Boy, Gobi Bear, Toulouse, Lince, El Rupe, Paraguaii, Hot Air Balloon, This Penguin Can Fly, Ana e, agora, os Smartini. Consuma-se, assim, um ano de música ao som da energia criativa de Guimarães.

Os bilhetes encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, da Plataforma das Artes e da Criatividade e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

Populares