O concelho de Guimarães recebe esta sexta-feira, 24 de novembro, um conjunto de atividades dirigidas a diferentes públicos para assinalar de forma simbólica o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. As ações resultam de uma parceria da Câmara Municipal de Guimarães, através do Espaço Municipal para a Igualdade, com a Desincoop, CRL, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, a ACIG, o Centro Social Nossa Senhora do Carmo, a Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha, a Cercifaf, os transportes ARRIVA e a Guarda Nacional Republicana.
- Anúncio -
De manhã, os alunos da Escola Francisco de Holanda saem às ruas para, junto da comunidade, informarem e sensibilizarem sobre a importância da luta contra a violência sofrida pelas mulheres. Posteriormente, concentram-se na zona da feira semanal, onde realizarão um flash mob. Seguirão depois pela Av. Conde de Margaride, numa marcha silenciosa, com destino à Escola Francisco de Holanda, onde repetirão o flash mob. O apoio é da Desincoop, CRL, do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, da ACIG, do Centro Social Nossa Senhora do Carmo e da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha.
Ao fim da manhã, às 11:30, na Alameda de S. Dâmaso, realizar-se-á a primeira apresentação da peça de teatro “BASTA!”, pelo grupo de teatro Azul Diferent, da Cercifaf, relacionada com a temática da violência contra o ser humano, com especial destaque para a violência doméstica. Esta atividade de sensibilização será realizada com a colaboração da Cercifaf, dos transportes ARRIVA e da Guarda Nacional Republicana, e é dirigida aos profissionais das instituições locais que no decorrer da sua prática profissional lidem ou possam lidar com a problemática da violência doméstica. Às 15:00 realiza-se a segunda apresentação da referida peça, desta vez no centro da vila das Taipas.
A Câmara Municipal de Guimarães acredita que é no envolvimento, partilha e colaboração interinstitucional, numa lógica de potenciamento de sinergias, competências e recursos, que se garante uma maior eficácia e melhor cobertura das mensagens que se pretendem fazer chegar à comunidade. E a mensagem deste dia é particularmente relevante: para uma sociedade mais justa, equitativa e desenvolvida é preciso abolir a violência contra as mulheres.
