Seguir o O MINHO

Ave

Guimarães: Antiga entrada na cidade por Creixomil será requalificada

em

Histórica rua dos Cutileiros (Creixomil) com sentido único a partir do próximo ano. Habitantes passarão a ter espaço público mais qualificado, com mais área verde, iluminação LED e passeio pedonal em toda a sua extensão.

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou publicamente o projeto de reperfilamento e de requalificação da rua dos Cutileiros e da área envolvente à Igreja de Creixomil. A sessão pública, que decorreu num auditório da Junta de Freguesia, permitiu esclarecer os habitantes sobre a alteração viária que será realizada na antiga estrada nacional, outrora considerada uma das principais entradas na cidade, na ligação entre Guimarães e Famalicão.

 A proposta visa essencialmente a resolução do problema viário e pedonal existente, dotando a rua dos Cutileiros de apenas uma única faixa de rodagem, com o sentido do trânsito na entrada da cidade, desviando dessa forma o tráfego de passagem. Com este reordenamento urbano, pretende-se melhorar os acessos pedonais e viários já existentes, valorizando todo o espaço público associado, criando-se novas áreas de lazer e uma nova disciplina nos lugares de estacionamento.

 A intervenção incide também na construção de passeios em betuminoso pigmentado, com dimensões amplas, amigo dos modos de locomoção condicionados, conferindo prioridade aos peões. A faixa de rodagem passará a ter 4 metros de largura e passeio de ambos os lados da rua, garantindo acessos viários a todas as garagens e habitações.

 Percursos pedonais e mais área verde

No projeto apresentado pelo arquiteto camarário Artur Corte-Real, verificou-se que serão requalificadas áreas atualmente sem função para a criação de espaços de utilização coletiva e de enquadramento paisagístico, através do desenho do espaço público, reordenamento automóvel, pavimentação, arborização, corredores verdes, estacionamento, complementado com mobiliário urbano (bancos, papeleiras, ecopontos, caldeiras) e um sistema de iluminação LED.

 Na interseção da rua dos Cutileiros com a rua Miradouro de Baixo, o projeto privilegia o peão, havendo a interrupção da faixa de rodagem para passeio valorizando desta forma os percursos transversais que dão continuidade a outras fases de projeto. Na rua Miradouro de Baixo apenas será permitido o acesso automóvel pela rua dos Cutileiros a residentes locais e veículos de emergência. Houve também a preocupação de valorizar o eixo principal cemitério-cruzeiro-igreja.

 “A requalificação da obra será lançada a concurso em 2016. O que fizermos neste percurso será bem feito, por isso, estamos a ouvir cidadãos, moradores e comerciantes. O projeto de regeneração desta importante rua de Creixomil, bem como a beneficiação da área envolvente da Igreja, terá de ser atractivo”, afirmou Domingos Bragança, presidente do Município, depois das questões colocadas pela mais de meia centena de habitantes presentes na sessão pública de esclarecimento.

Anúncio

Ave

Prisão preventiva para homem que ameaçava mãe e irmã de morte em Fafe

Violência doméstica

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A GNR anunciou hoje que um homem suspeito de violência doméstica, em Fafe, contra a mãe e uma irmã, detido em flagrante delito pela autoridade policial, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Num comunicado enviado à Lusa, a autoridade policial refere que foi a mãe do suspeito que denunciou o filho, de 23 anos, indicando que teria danificado a viatura da irmã.

O homem terá também ameaçado de morte a mãe, de 47 aos, e irmã, exigindo dinheiro.

“Os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado o suspeito que se preparava para fugir, ainda com a tesoura no bolso que tinha servido para causar os danos e para as ameaças”, lê-se no comunicado.

Segundo a GNR, o detido é reincidente neste crime.

Continuar a ler

Guimarães

Dois menores feridos após colisão entre mota e carro em Guimarães

Em Azurém

em

Foto: DR / Arquivo

Dois jovens, de 16 e 17 anos, sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre a motorizada em que seguiam e uma viatura ligeira, em Azurém, Guimarães, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Este acidente, que ocorreu perto das 15:00 desta quarta-feira, mobilizou duas viaturas de socorro dos Bombeiros de Guimarães.

Ambos os jovens sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Guimarães.

As autoridades registaram a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

Festival de Guitarra de Guimarães com “maior participação internacional de sempre”

De 21 a 29 de dezembro

em

Foto: Divulgação (Arquivo)

A sexta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães terá “a maior participação internacional de sempre” por parte de inscritos e apresenta um cartaz “recheado” de nomes nacionais e além-fronteiras que demonstram o “crescimento sustentado” do evento.

Apresentado esta quarta-feira, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG), a decorrer entre os dias 21 e 29 de dezembro em três locais da cidade (Paço dos Duques, o Centro Cultural Vila Flor e Conservatório de Musica de Guimarães), promete “celebrar o Natal de Guitarra na mão”, trazendo a Guimarães nomes como Aniello Desiderio, David Carmona ou Pavel Ravel.

A apresentação do FIGG, que desde 2017 integra a plataforma europeia Eurostrings, serviu ainda para anunciar que a final do concurso europeu de 2021 daquela plataforma será em Guimarães.

Aos dez concertos que compõem o cartaz da edição deste ano acrescentam-se ‘masterclasses’ e o Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães, “um dos momentos mais importantes deste festival”, segundo o diretor artístico, Nuno Cachada.

Nesta edição, o concurso conta com cerca de 100 competidores vindos de vários países: “É a edição com mais participantes internacionais de sempre, desde Estados Unidos, China, França, Espanha, Alemanha, Equador, México”.

“O vencedor da categoria sem limite de idade terá acesso ao Programa de Intercâmbio da Eurostrings, 1.500 euros mais a oportunidade de fazer uma ‘tour’ pelos vários festivais da Plataforma, bem como participar na Eurostrings Winners Competition, com um grande prémio monetário de 8.000 euros, mais uma ‘tour’ pelos Estados Unidos da América, Europa e China”, enumerou Nuno Cachada.

Sobre o cartaz, o responsável salientou “a cidade berço vai aconchegar num só evento o virtuosismo de Aniello Desiderio, o flamenco do quinteto de David Carmona e a juventude de Mateusz Kowalski, sem esquecer nomes emergentes em Portugal, como o Duo Sirius (Diogo João e Márcio Silva) e Francisco Luís”.

Oriundos do programa de intercâmbio Eurostrings, o FIGG vai contar com a presença de Pablo Menéndez, Cassie Martin, Pavel Ralev, Maja Karlj e Bruno Pino Mateos: “A participação na Eurostrings permite-nos não só aumentar o valor disponível para realizar o festival, este ano 40 mil euros, mas também trazer cá nomes que estão já inscritos na plataforma e que venceram edições anteriores do concurso internacional”.

As ‘masterclasses’, “aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público”, é outra componente importante do FIGG.

“O objetivo continua a ser promover a guitarra clássica no setor cultural, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espetáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco divulgada enquanto instrumento solista”, apontou.

Para a autarquia, representada na sessão pelo assessor de Cultura Paulo Silva, o FIGG é também uma “marca” do panorama cultural vimaranense.

“Este projeto assenta no conservatório, se não houvesse a semente lançada no território pela parte formativa, não teria sentido e tem já um papel cultural no nosso calendário cultural, pelo valor acrescentado que lhe dá”, disse.

O evento é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães, com coprodução d´A Oficina, e tem os apoios do Município de Guimarães e do programa Europa Criativa, da União Europeia.

Continuar a ler

Populares