Seguir o O MINHO

Ave

Guimarães: Antiga entrada na cidade por Creixomil será requalificada

em

Histórica rua dos Cutileiros (Creixomil) com sentido único a partir do próximo ano. Habitantes passarão a ter espaço público mais qualificado, com mais área verde, iluminação LED e passeio pedonal em toda a sua extensão.


A Câmara Municipal de Guimarães apresentou publicamente o projeto de reperfilamento e de requalificação da rua dos Cutileiros e da área envolvente à Igreja de Creixomil. A sessão pública, que decorreu num auditório da Junta de Freguesia, permitiu esclarecer os habitantes sobre a alteração viária que será realizada na antiga estrada nacional, outrora considerada uma das principais entradas na cidade, na ligação entre Guimarães e Famalicão.

 A proposta visa essencialmente a resolução do problema viário e pedonal existente, dotando a rua dos Cutileiros de apenas uma única faixa de rodagem, com o sentido do trânsito na entrada da cidade, desviando dessa forma o tráfego de passagem. Com este reordenamento urbano, pretende-se melhorar os acessos pedonais e viários já existentes, valorizando todo o espaço público associado, criando-se novas áreas de lazer e uma nova disciplina nos lugares de estacionamento.

 A intervenção incide também na construção de passeios em betuminoso pigmentado, com dimensões amplas, amigo dos modos de locomoção condicionados, conferindo prioridade aos peões. A faixa de rodagem passará a ter 4 metros de largura e passeio de ambos os lados da rua, garantindo acessos viários a todas as garagens e habitações.

 Percursos pedonais e mais área verde

No projeto apresentado pelo arquiteto camarário Artur Corte-Real, verificou-se que serão requalificadas áreas atualmente sem função para a criação de espaços de utilização coletiva e de enquadramento paisagístico, através do desenho do espaço público, reordenamento automóvel, pavimentação, arborização, corredores verdes, estacionamento, complementado com mobiliário urbano (bancos, papeleiras, ecopontos, caldeiras) e um sistema de iluminação LED.

 Na interseção da rua dos Cutileiros com a rua Miradouro de Baixo, o projeto privilegia o peão, havendo a interrupção da faixa de rodagem para passeio valorizando desta forma os percursos transversais que dão continuidade a outras fases de projeto. Na rua Miradouro de Baixo apenas será permitido o acesso automóvel pela rua dos Cutileiros a residentes locais e veículos de emergência. Houve também a preocupação de valorizar o eixo principal cemitério-cruzeiro-igreja.

 “A requalificação da obra será lançada a concurso em 2016. O que fizermos neste percurso será bem feito, por isso, estamos a ouvir cidadãos, moradores e comerciantes. O projeto de regeneração desta importante rua de Creixomil, bem como a beneficiação da área envolvente da Igreja, terá de ser atractivo”, afirmou Domingos Bragança, presidente do Município, depois das questões colocadas pela mais de meia centena de habitantes presentes na sessão pública de esclarecimento.

Anúncio

Ave

Vizela admite possível surto no concelho e apela à não ida ao programa da RTP

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Vizela admitiu hoje a “possibilidade de um surto” de covid-19 no concelho, depois de ter encerrado as atividades de tempos livres de uma escola onde foram confirmados dois casos positivos numa funcionária e numa criança.

Na quarta-feira, a câmara informou ter encerrado as atividades de tempos livres da Escola Básica 1 e do Jardim de Infância de Torre Tagilde, que estavam a ser frequentadas por 10 crianças, por ter sido detetado um caso de covid-19 numa funcionária.

Hoje, à Lusa, o presidente da câmara informou que uma das crianças que frequentava a Escola Básica de Tagilde está também infetada com covid-19, aguardando-se ainda os resultados dos testes realizados na comunidade escolar.

“Assim, e colocada a possibilidade de um surto, e apesar da situação já se encontrar a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, a câmara municipal apela aos vizelenses para se manterem em casa, para assim, evitar a transmissão da doença na nossa comunidade”, pede a autarquia em comunicado.

Apela-se nomeadamente que a população não se desloque ao S. Bento – visita que “pode ser realizada em qualquer outro dia durante o ano” – ou ao Parque das Termas, “em particular no domingo, para assistir ao programa da RTP Aqui Portugal”.

“Evite a concentração de pessoas. Veja o programa em casa na televisão, em mais um momento de promoção e divulgação de Vizela”, lê-se no comunicado da autarquia.

Portugal contabiliza pelo menos 1.646 mortos associados à covid-19 em 45.679 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou 555 mil mortos e infetou mais de 12,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Continuar a ler

Ave

Cinco feridos após violenta colisão em Celorico de Basto

EN 206

em

Foto: Pedro Oliveira / O MINHO

Uma colisão a envolver duas viaturas ligeiras provocou ferimentos em cinco pessoas, esta tarde, em Celorico de Basto, disse a O MINHO fonte do CDOS e dos bombeiros.

O sinistro ocorreu na freguesia de Gandarela de Basto, na Estrada Nacional 206, mobilizando vários meios de emergência de diferentes instituições.

Inicialmente, o alerta falava em feridos encarcerados mas tal não se confirmou, disse a O MINHO o comandante dos Bombeiros de Celorico de Basto, Fernando Gomes.

Foto: Pedro Oliveira / O MINHO

Para o local foram acionadas duas ambulâncias dos Bombeiros de Celorico de Basto, duas ambulâncias da Cruz Vermelha de Gandarela de Basto, uma ambulância da Cruz Vermelha de Arco de Baúlhe, a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Fafe e a Viatura de Emergência Médica de Guimarães, estas duas do INEM.

As vítimas foram estabilizadas no local e transportadas para o Hospital de Guimarães.

Uma patrulha da GNR de Celorico de Basto e outra do Destacamento de Trânsito da GNR registaram a ocorrência.

Continuar a ler

Ave

Crianças infetadas em escola de Vizela

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Vizela

Depois de uma funcionária ter acusado positivo à covid-19 na Escola Básica de Tagilde, “foram já detetadas mais de uma criança infetadas, aguardando-se ainda os resultados da totalidade dos testes”, adianta a Câmara de Vizela, reiterando a “possibilidade de um surto” naquela freguesia.

Recorde-se que, esta semana, foi detetado um caso positivo de covid-19 numa funcionária da Escola Básica de Tagilde, que levou ao seu imediato encerramento, “suspendendo todas as atividades do ATL a decorrer naquela escola e que estavam a ser frequentadas por 10 crianças”, sublinha a Câmara.

Escola encerrada em Vizela após caso positivo numa funcionária

“Entretanto, a Câmara estabeleceu contacto com a Delegada de Saúde, sendo que a situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas autoridades de saúde, que já iniciaram a realização de testes covid-19 a todos os envolvidos, sendo que foram já detetadas mais de uma criança infetadas, aguardando-se ainda os resultados da totalidade dos testes”, anuncia a Câmara.

Portanto, como está “colocada a possibilidade de um surto, e apesar de a situação já se encontrar a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, a Câmara emitiu comunicado a apelar à população para se manter em casa e evitar a transmissão da doença na comunidade local.

Câmara assume “possibilidade de um surto” em freguesia de Vizela

Nesse sentido, pede aos vizelenses que não se desloquem no fim de semana ao S. Bento, argumentando que essa “visita pode ser realizada em qualquer outro dia durante o ano”. “Evite a concentração de pessoas”, apela a autarquia.

Continuar a ler

Populares