Guimarães acolhe nova exposição de Alexandre Estrela e obra de Caló e Queimadela

No sábado

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, vai inaugurar, no sábado, uma exposição de Alexandre Estrela e apresentar uma filmagem de Mariana Caló e Francisco Queimadela, a convite do próprio Centro.

Inseridas no contexto do Dia Internacional dos Museus, que se vai assinalar no fim de semana, as exposições vão contar com visitas com a presença de artistas e curadores na manhã de domingo, com entrada livre, havendo ainda a performance “Mickey Mouth”, com Borja Caro e Violeta Azevedo, na noite de sábado e um jantar comunitário.

“No piso térreo, que sustenta a mostra permanente da coleção do CIAJG, inaugura ‘INTERVALO’, exposição individual do artista Alexandre Estrela. Desenhada exclusivamente para o CIAJG, no intervalo de uma exposição tripartida, esta exposição dialoga com a animação e o desenho animado nas relações entre pintura e vídeo, nos enlaces de uma memória coletiva”, lê-se no comunicado divulgado hoje pelo museu.

Com curadoria da anterior diretora artística do CIAJG, Marta Mestre, a exposição vai transformar “as salas do CIAJG numa experiência meticulosamente orquestrada”, onde “os visitantes serão guiados por uma coreografia espectral e técnica, experienciando a galeria como um espaço vivo, desdobrado e em evolução”.

Já a obra de Mariana Caló e Francisco Queimadela consiste numa filmagem da pintura “Inferno”, tela quinhentista de autoria desconhecida agora parte do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, que “entrará em fricção solitária com o alicerce do museu e com todo o programa artístico do Centro”.

“Com autoria de um mestre português desconhecido, nesta pintura o demoníaco é associado ao universo extra-europeu: Lúcifer veste-se com um toucado de penas ameríndias, senta-se num trono africano e segura uma trompa de marfim; outro demónio está ornado também com plumagem”, descreve o museu.

“Inferno” filmado por Mariana Caló e Francisco Queimadela tem curadoria de Marta Mestre e João Terras.

A inauguração acontece às 18:00 de sábado.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados