Ave
Guimarães acolhe 4º Congresso Internacional de Turismo na Plataforma das Artes
em
A Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, vai receber a quarta edição do Congresso Internacional de Turismo, entre esta quinta-feira e sábado. Subordinado ao tema “Turismo para o século XXI”, o encontro, promovido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), tem por objetivo debater o futuro do setor, os desafios e tendências para as próximas décadas, envolvendo investigadores, empresários, decisores políticos e organismos coordenadores.
As conferências do congresso, realizado em articulação com o Município de Guimarães e a Delegação do Touring Cultural & Paisagístico e do Património, decorrerão num espaço de referência no panorama cultural nacional, já galardoado internacionalmente com quatro importantes prémios desde que foi inaugurado em 2012. Ao todo, serão apresentados 82 artigos no congresso, provenientes de diferentes países, designadamente, Brasil (19), Espanha (8), Turquia (2), Holanda (1), Uruguai (1) e Roménia (1), sendo os restantes de nacionalidade portuguesa.
O Congresso Internacional de Turismo do IPCA pretende afirmar-se como um espaço de partilha de conhecimentos e experiências entre todos os agentes e intervenientes do setor. O programa do CIT 2015 inclui 21 sessões plenárias que contam com a participação de investigadores nacionais e internacionais, estes últimos ligados a instituições de ensino superior europeias com as quais o IPCA estabeleceu protocolos no âmbito do programa ERASMUS.
O evento conta ainda com a participação de representantes do tecido empresarial, de organismos europeus, do Turismo de Portugal e de alunos dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento da área do turismo e afins. A organização do Congresso Internacional de Turismo é da responsabilidade da Escola Superior de Gestão do IPCA, que integra um curso de Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas e um Mestrado em Gestão do Turismo.
Edifício do 4º Congresso premiado cá dentro e lá fora
O “European Copper in Architecture Awards”, concurso que reconhece a excelência na nova arquitetura de edifícios europeus contemporâneos que incorporem o cobre em fachadas, revestimentos e outros elementos, foi o mais recente galardão internacional conquistado pela Plataforma das Artes e da Criatividade, local onde decorrerá o congresso de turismo.
Na 16ª edição do “European Copper in Architecture Awards”, realizada em Paris, registou-se um número recorde de inscrições, com a participação de 82 obras a partir das quais o júri selecionou 10 finalistas, tendo Guimarães conquistado o título europeu. Antes deste reconhecimento externo, a Plataforma das Artes, num espaço de um ano e quatro meses, tinha já vencido o prémio “Detail Reader’s Prize Award 2012”, o “Reddot Design Award 2013 – Best of the Best” e o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013.
O equipamento que se encontra agora situado nas instalações do antigo mercado municipal de Guimarães esteve também nomeado para o “European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award 2013”, tendo integrado a restrita lista dos 25 equipamentos de onde saiu o vencedor final.
Leia Também
-
Francisca Jorge vence final de torneio internacional com valor de 25 mil dólares
-
Feira medieval regressou a Guimarães para celebrar o período de Afonso Henriques
-
Francisca Jorge, de Guimarães, disputa final com prémio de 25.000 dólares
-
Grupo DST vai construir e comercializar 700 apartamentos no Minho
-
Guimarães inaugurou novos arruamentos
-
Guimarães: Motociclista em estado grave após colisão nas Taipas
Populares
-
BragaHá 2 dias
Braga: Alcoolizado abalroa ambulância com doentes para hemodiálise (e tenta fugir)
-
BragaHá 2 dias
Conduta rebenta e deixa parte da cidade de Braga sem água
-
BragaHá 1 dia
Homem atropelado fora da passadeira é projetado 5 metros em Braga
-
BarcelosHá 1 dia
Mulher morre em casa em Barcelos com sinais de violência