Guimarães abate três árvores de grande porte por questões de segurança

Choupos brancos
Guimarães abate três árvores de grande porte por questões de segurança

Três exemplares de choupo branco (Populus alba) que apresentam “fragilidade estrutural e patologias de ordem fisiológica e sanitária”, foram identificados pelo Gabinete de Gestão de Arvoredo do Laboratório da Paisagem

Segundo a mesma fonte, em comunicado enviado a O MINHO, as árvores comprometem “a sua estabilidade” e representam “um risco elevado para pessoas e bens”.

“Após avaliação técnica e científica, concluiu-se que estas árvores já não reúnem as condições mínimas de segurança exigíveis, registando lesões estruturais graves e sinais patológicos irreversíveis. Por este motivo, o Município irá proceder ao abate dos exemplares em causa”, refere a Câmara de Guimaraes.

O Município sublinha que “qualquer intervenção em arvoredo urbano é rigorosamente fundamentada, tendo por base critérios técnicos e científicos que garantem decisões responsáveis e transparentes”.

“O Município de Guimarães reconhece, ainda, a importância das árvores nos ecossistemas urbanos, como elementos de valorização paisagística e aliados no combate às alterações climáticas. Todas as operações de abate são acompanhadas por planos de replantação, reforçando uma política de gestão responsável e sustentável do património arbóreo”, conclui a nota de imprensa.

O relatório técnico que fundamenta esta decisão encontra-se disponível aqui.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
José mourinho está sem clube

José Mourinho está sem clube

Próximo Artigo
Mulher em estado grave ao ser atropelada quando saía de autocarro em famalicão

Mulher em estado grave ao ser atropelada quando saía de autocarro em Famalicão

Artigos Relacionados