O aluno Guilherme Gartner Guimarães, do 9.º ano do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, é um dos 30 finalistas nacionais seleccionados para participar na edição de 2025 do concurso “Astronauta por um Dia”, divulgou o colégio em comunicado.
O jovem terá a oportunidade única de experimentar a sensação de gravidade zero durante um voo parabólico a bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace.
O concurso, que vai já na sua quarta edição consecutiva, visa promover o interesse pelo Espaço e pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) entre os mais jovens.
Este ano, foram 545 os candidatos a nível nacional, com idades entre os 14 e os 18 anos, que se submeteram a um exigente processo de selecção, composto por várias fases: provas de memória, velocidade, raciocínio espacial, aptidão física e, por fim, entrevistas de comunicação conduzidas por um júri da Agência Espacial Portuguesa e da Ciência Viva.
De acordo com a FamaTV, Guilherme reside em Famalicão.
Segundo o comunicado emitido pelo Colégio D. Diogo de Sousa, “o Guilherme demonstrou um desempenho de excelência ao longo de todo o processo, sendo agora distinguido com a oportunidade de integrar este grupo restrito de finalistas que irá participar no voo parabólico, agendado para 21 de Setembro de 2025, a partir da Base Aérea de Beja”.
No próximo ano lectivo, Guilherme assumirá ainda o papel de “Embaixador do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, cabendo-lhe dinamizar actividades de divulgação em escolas do distrito de Braga.