A Federação Distrital de Braga do PS avocou o processo de designação dos candidatos autárquicos no concelho de Barcelos, para fazer “convergir vontades” e “dirimir divergências”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Federação refere que a avocação foi aprovada com 50 votos a favor, 18 votos contra e duas abstenções.
O presidente da Federação, Joaquim Barreto, disse à Lusa que a proposta que apresentou à direção nacional do partido passa por Horácio Barra como número um e por Alexandre Maciel como número dois.
“O Alexandre Maciel já disse que aceita, da outra parte é que está um bocado mais difícil”, referiu.
Por isso, a Federação avocou o processo, para desempenhar um “papel mediador e conciliador”, por forma a que o PS apresente em Barcelos “uma candidatura autárquica conciliadora e agregadora”.
A Câmara de Barcelos é liderada, desde 2009, pelo socialista Miguel Costa Gomes, que agora não se pode recandidatar, por força da lei de limitação de mandatos.
O Secretariado concelhio já indicou, por unanimidade, os nomes de Horácio Barra para a Câmara e de Miguel Costa Gomes para a Assembleia Municipal.
Entretanto, o ex-vereador Alexandre Maciel também se disponibilizou para encabeçar a lista à câmara, tendo mesmo encetado aquilo a que chamou “estados gerais”, para tomar o pulso aos problemas do concelho.
Alexandre Maciel foi vereador no mandato anterior, mas, entretanto, entrou em rutura com Miguel Costa Gomes depois de este ter retirado todos os pelouros ao seu antigo vice Domingos Pereira.
A Câmara de Barcelos conta atualmente com cinco eleitos do PS, quatro da coligação PSD/CDS e dois do movimento independente Barcelos, Terra de Futuro.
Mário Constantino, atual vereador no executivo municipal, foi já anunciado como o cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Barcelos nas próximas autárquicas, que, segundo a lei, decorrem entre setembro e outubro, mas ainda não têm data marcada.