O Desfile da Mordomia, em Viana do Castelo, está envolto em polémica depois de um grupo de mulheres ameaçar criar um desfile paralelo por não ter conseguido inscrever-se num dos eventos mais emblemáticos da Romaria de Nossa Senhora D´Agonia.
A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias que assegura que as “mulheres estão descontentes”, pretendem formar “um movimento de contestação” e “ameaçam fazer um desfile paralelo” durante o Desfile da Mordomia.
Recorde-se que, como O MINHO noticiou, as inscrições abriram no dia 16 de junho e deveriam encerrar no último dia do mês, porém, e segundo a VianaFestas, o número limite de inscrições (1.000) foi atingido em apenas dois dias, o que levou ao encerramento das inscrições logo no dia 18.
Por isso, a entidade organizadora da Romaria de Nossa Senhora D´Agonia rejeita qualquer acusação de falta de transparência e manipulação, garantindo que o período de inscrições foi anunciado com 10 dia de antecedência, e que as mil vagas disponíveis foram preenchidas em apenas “2 dias, 20 horas e 2 minutos”.
O Desfile da Mordomia é um dos pontos altos e mais tradicionais da Romaria D´Agonia, que este ano se realiza de 12 a 20 de agosto, em Viana do Castelo.
“Nem todas as mulheres conseguiram inscrever-se”
Na altura em que foi anunciado o fecho das inscrições, Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas e que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, reconheceu que “nem todas as mulheres que pretendiam conseguiram inscrever-se” e explicou não ser “possível aceitar um número ilimitado de inscrições”.
“Uma das nossas preocupações são as condições de organização do Desfile nos jardins do antigo Governo Civil e a segurança de todas [as mordomas]”, reforçava.
Segundo os dados divulgados pela entidade organizadora, “quase 80% das mil mulheres que se inscreveram para participar no Desfile da Mordomia são do distrito de Viana do Castelo, mas a organização da Romaria d’Agonia recebeu este ano, além de um recorde de registos, 118 de outros distritos do país e 80 do exterior, do Brasil aos Estados Unidos”.
“De acordo com dados preliminares do processo de inscrição, que decorreu de 16 a 18 de junho, através de uma plataforma eletrónica, a mordoma mais nova a querer participar na edição de 2025 do Desfile da Mordomia completa 14 anos em dezembro, sendo a idade mais comum das inscrições 17 anos”, referia uma nota da VianaFestas.
Maioria é de Viana
Num processo que “ainda envolve a validação das inscrições, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, nomeadamente ao nível do rigor do trajar e ourar, uma das mordomas a desfilar este ano completou em fevereiro 85 anos”.
“Só do concelho de Viana do Castelo inscreveram-se 707 mulheres e jovens – 784 do distrito -, seguindo-se, fora do Alto Minho, do vizinho distrito de Braga, com 69, e Lisboa, com 36”, acrescentava.
Do concelho de Viana do Castelo há participantes de todas as freguesias, mas as da cidade lideram, com 248, seguindo-se a União de freguesias de Geraz Lima e Deão (72), Areosa (45), Carreço (33), Santa Marta de Portuzelo (32), Darque (29), Alvarães (28), Afife (22), Vila Franca (21) e União de freguesias de Cardielos e Serreleis (21).
De fora do país “foram recebidas inscrições de 10 países, como de França (35 participantes), do Brasil (22), do Luxemburgo (11) e dos Estados Unidos da América (três), mas também do Canadá (duas), Países Baixos (duas), Alemanha (duas), Andorra (uma), Reino Unido (uma) e Ucrânia (uma)”.
A Romaria D’Agonia realiza-se de 12 a 20 de agosto, encerrando no dia da padroeira, feriado municipal.