‘Guerra’ em Viana do Castelo por lugar no Desfile da Mordomia

Organização refuta acusações de falta de transparência
'guerra' em viana do castelo por lugar no desfile da mordomia
Desfile da Mordomia, Romaria d’Agonia 2022. Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

O Desfile da Mordomia, em Viana do Castelo, está envolto em polémica depois de um grupo de mulheres ameaçar criar um desfile paralelo por não ter conseguido inscrever-se num dos eventos mais emblemáticos da Romaria de Nossa Senhora D´Agonia.

A informação foi avançada pelo Jornal de Notícias que assegura que as “mulheres estão descontentes”, pretendem formar “um movimento de contestação” e “ameaçam fazer um desfile paralelo” durante o Desfile da Mordomia.

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, as inscrições abriram no dia 16 de junho e deveriam encerrar no último dia do mês, porém, e segundo a VianaFestas, o número limite de inscrições (1.000) foi atingido em apenas dois dias, o que levou ao encerramento das inscrições logo no dia 18.

Por isso, a entidade organizadora da Romaria de Nossa Senhora D´Agonia rejeita qualquer acusação de falta de transparência e manipulação, garantindo que o período de inscrições foi anunciado com 10 dia de antecedência, e que as mil vagas disponíveis foram preenchidas em apenas “2 dias, 20 horas e 2 minutos”.

O Desfile da Mordomia é um dos pontos altos e mais tradicionais da Romaria D´Agonia, que este ano se realiza de 12 a 20 de agosto, em Viana do Castelo.

“Nem todas as mulheres conseguiram inscrever-se”

Na altura em que foi anunciado o fecho das inscrições, Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas e que é também vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, reconheceu que “nem todas as mulheres que pretendiam conseguiram inscrever-se” e explicou não ser “possível aceitar um número ilimitado de inscrições”.

“Uma das nossas preocupações são as condições de organização do Desfile nos jardins do antigo Governo Civil e a segurança de todas [as mordomas]”, reforçava.

Segundo os dados divulgados pela entidade organizadora, “quase 80% das mil mulheres que se inscreveram para participar no Desfile da Mordomia são do distrito de Viana do Castelo, mas a organização da Romaria d’Agonia recebeu este ano, além de um recorde de registos, 118 de outros distritos do país e 80 do exterior, do Brasil aos Estados Unidos”.

“De acordo com dados preliminares do processo de inscrição, que decorreu de 16 a 18 de junho, através de uma plataforma eletrónica, a mordoma mais nova a querer participar na edição de 2025 do Desfile da Mordomia completa 14 anos em dezembro, sendo a idade mais comum das inscrições 17 anos”, referia uma nota da VianaFestas.

Maioria é de Viana

Num processo que “ainda envolve a validação das inscrições, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, nomeadamente ao nível do rigor do trajar e ourar, uma das mordomas a desfilar este ano completou em fevereiro 85 anos”.

“Só do concelho de Viana do Castelo inscreveram-se 707 mulheres e jovens – 784 do distrito -, seguindo-se, fora do Alto Minho, do vizinho distrito de Braga, com 69, e Lisboa, com 36”, acrescentava.

Do concelho de Viana do Castelo há participantes de todas as freguesias, mas as da cidade lideram, com 248, seguindo-se a União de freguesias de Geraz Lima e Deão (72), Areosa (45), Carreço (33), Santa Marta de Portuzelo (32), Darque (29), Alvarães (28), Afife (22), Vila Franca (21) e União de freguesias de Cardielos e Serreleis (21).

De fora do país “foram recebidas inscrições de 10 países, como de França (35 participantes), do Brasil (22), do Luxemburgo (11) e dos Estados Unidos da América (três), mas também do Canadá (duas), Países Baixos (duas), Alemanha (duas), Andorra (uma), Reino Unido (uma) e Ucrânia (uma)”.

A Romaria D’Agonia realiza-se de 12 a 20 de agosto, encerrando no dia da padroeira, feriado municipal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Trás-os-montes sob aviso vermelho no sábado

Trás-os-Montes sob aviso vermelho no sábado

Próximo Artigo
Carolina deslandes confessa que teve medo de atuar em guimarães

Carolina Deslandes confessa que teve medo de atuar em Guimarães

Artigos Relacionados