O guarda-redes Romário Cunha, do SC Braga, foi decisivo hoje ao defender três penáltis no jogo da seleção sub-17 frente à Itália, após empate por 2-2 no final do tempo regulamentar, na Arena Kombëtare, em Tirana, Albânia. Com esta vitória, Portugal apurou-se para a final do Europeu.
A equipa orientada por Bino Maçães garantiu a Portugal a quarta presença numa final deste escalão, a segunda consecutiva.
Os transalpinos estiveram por duas vezes em vantagem, com golos de Samuele Inacio (20 minutos) e Alessio Baralla (59), mas a seleção portuguesa respondeu sempre com o empate, através de Stevan Manuel (28) e Tomás Soares (67), antes de se impor nos castigos máximos.
O lugar na final deste Europeu de sub-17 foi mesmo decidido nos penáltis, com Romário Cunha a brilhar e a vencer o duelo de eficácia com Sebastiano Nava.
O guarda-redes italiano defendeu o primeiro remate, de Tomás Soares, e o português imitou-o, frustrando a expectativa de Comotto.
Nava voltou a opor-se com sucesso, desta vez ao remate de Gabriel Dbouk, e Romário Cunha acompanhou a tendência diante de Valerio Maccaroni e de Dauda Amihere, no derradeiro penálti, que acendeu a festa portuguesa, em Tirana.
Com 17 anos, Romário Cunha integra a formação do SC Braga desde a época 2022/23. É natural de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, e começou a sua formação no clube local GD Ribeira de Pena.
A seleção lusa, campeã em 2003, em Portugal, e em 2016, no Azerbaijão, deixa pelo caminho a detentora do troféu, que no ano passado tinha batido precisamente a equipa das ‘quinas’ na decisão da competição.
Na final do Euro de sub-17, marcada para domingo, a partir das 19:30 (hora em Lisboa), em Tirana, Portugal vai defrontar a França, que hoje venceu a Bélgica na outra meia-final, por 3-2.