O guarda-redes do Benfica, André Gomes, natural de Ponte de Lima, foi hoje convocado pela primeira vez para a seleção nacional de sub-21, no mesmo dia em que também se estreia na lista André Amaro, do Vitória SC, que ‘mete’ três jogadores por entre os 23 convocados.
O selecionador português, Rui Jorge, disse hoje que o jogo de preparação frente à Geórgia é “uma boa oportunidade” para montar uma convocatória “de perspetiva futura”, com várias estreias nos eleitos.
Recorde-se que André Gomes, natural da Correlhã, tem apenas 17 anos. Joga, atualmente, pelos sub-23 do Benfica, na Liga Revelação, depois de, no final da época passada, ter sido um dos heróis que conquistaram a Youth League para o clube lisboeta, competição em que continua a jogar esta época.
Que grande defesa de André Gomes. Sou muito fã deste miúdo!
O futuro da baliza do Benfica tem de ser dele pic.twitter.com/6h3PIOy4lR
— O Fura-Redes (@OFuraRedes) September 14, 2022
Empata a Juventus 😥 André Gomes ainda defendeu o penálti 😞
🤩 @UEFAYouthLeague | @juventusfc 1 x 1 @SLBenfica#YouthLeagueELEVEN pic.twitter.com/eKqKqIIWZ8
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 14, 2022
João Costa (Rio Ave), António Silva (Benfica), Bernardo Vital (Estoril Praia), Leonardo Lelo (Casa Pia) e o médio Samuel Costa (Almería, de Espanha) são outras novidades na lista de convocados anunciada por Rui Jorge, no auditório da Cidade do Futebol, em Oeiras, e da qual também consta Vitinha, avançado do SC Braga.
Vai, Gverreiro! Mostra a tua força 💪
Vitinha está 𝐂𝐎𝐍𝐕𝐎𝐂𝐀𝐃𝐎 para a Seleção Nacional Sub-21 🇵🇹 #PorMais pic.twitter.com/9Pp7iqPr3c
— SC Braga (@SCBragaOficial) September 15, 2022
“Não é uma questão de necessidade de renovar, é uma perspetiva que temos em olhar para a frente, que nos caracteriza neste espaço. Abdicámos de alguns jogadores que já têm algum passado connosco, que nos conhecem bem, e trouxemos outros que estão a demonstrar que querem estar ao mais alto nível. Esta é uma boa oportunidade para o fazer, não é uma data que exista muitas vezes, nos sub-21, para os jogos particulares. Optámos por fazer uma convocatória deste género, numa perspetiva futura”, afirmou.
Em relação à última convocatória, são ausências o guarda-redes Gonçalo Tabuaço, os defesas João Mário, Tiago Djaló (chamado aos AA), Gonçalo Inácio, Alexandre Penetra e Nuno Tavares, os médios Fábio Vieira e Fábio Carvalho e o avançado Gonçalo Ramos.
“Temos um leque mais alargado, com melhor qualidade do que no passado, com outra experiência e capacidade de demonstrar o seu talento. Temos mais jogadores a jogar, com mais minutos. Facilita na escolha dos jogadores. É um bom espaço para virem e demonstrarem a qualidade que têm vindo a demonstrar”, frisou o selecionador luso.
Portugal defronta a Geórgia a 24 de setembro, no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, na Covilhã, às 17:00, com a concentração dos atletas a ter início segunda-feira.
Lista dos 23 convocados:
Guarda-redes: André Gomes (Benfica), Celton Biai (Vitória SC) e Samuel Soares (Benfica).
Defesas: Rodrigo Conceição (FC Porto), João Costa (Rio Ave), André Amaro (Vitória SC), António Silva (Benfica), Bernardo Vital (Estoril Praia), Eduardo Quaresma (Hoffenheim, Ale), Rafael Rodrigues (Benfica) e Leonardo Lelo (Casa Pia).
Médios: André Almeida (Valência, Esp), Samuel Costa (Almería, Esp), Vasco Sousa (FC Porto), Paulo Bernardo (Benfica), José Carlos (Vitória SC), Tiago Dantas (PAOK, Gre) e Afonso Sousa (Lech Poznan, Pol).
Avançados: Francisco Conceição (Ajax, Hol), David Costa (Lens, Fra), Henrique Araújo (Benfica), Vitinha (SC Braga) e Fábio Silva (Anderlecht, Bel).