O Grupo SDK – Sandokan inaugurou ontem, na Zona Industrial do Neiva, em Viana do Castelo, as instalações da SDK Pneus.
O novo espaço dedica-se ao comércio e montagem de pneus, quer de viaturas ligeiras quer pesadas e dispõe de três linhas de alinhamento de direção de ligeiros e um de pesados.
Na cerimónia de inauguração, o administrador da Sandokan, Filipe Carvalho, citado em comunicado do município, referiu que a transferência da empresa para Viana do Castelo teve como “grande impulso” as isenções de IMT conferidas pela autarquia.
Desde a aquisição das instalações na Zona Industrial de Neiva, a empresa quase triplicou o número de colaboradores, contando com um crescimento médio do volume de negócios de cerca de 35% desde 2017. O investimento global da empresa, com a aquisição do espaço, obras e equipamentos, já supera os seis milhões de euros.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana, agradeceu a aposta da empresa no concelho e disse esperar que este investimento seja um exemplo para todos.
“Entre os objetivos definidos pelo Município está o desenvolvimento económico e a criação de redes de acompanhamento e colaboração que criem um ambiente para o crescimento”, indicou Luís Nobre, assumindo que o Regime de Incentivos que a autarquia tem em vigor “é uma ferramenta de trabalho fundamental para criar condições de atratividade e mecanismos para a atividade empresarial e ver que esta empresa acreditou no nosso concelho e está a crescer com esta escolha, é excelente”. “Este é um bom exemplo de um processo de colaboração”, frisou.
Entre 2013 e 2021, salienta a autarquia, o investimento global de empresas no concelho de Viana do Castelo foi de 355 milhões de euros, contando com 7 milhões de euros de apoios por parte do Regime de Incentivos municipal, permitindo a criação de 4.997 postos de trabalho que, atualmente, ascendem já a 5.449. Entre 2021 e 2022, Viana do Castelo recebeu um investimento global de 18 milhões de euros por parte dos empresários, que beneficiaram de 2,2 milhões de euros de apoios no âmbito do Regime de Incentivos, alavancando a criação de 195 postos de trabalho.
“Os indicadores mostram que as empresas de Viana do Castelo alcançam, atualmente, um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, sendo que o total das exportações do concelho já ultrapassou a fasquia dos 1.000 milhões de euros”, disse o autarca, também citado no comunicado, afirmando que as empresas presentes na inauguração da SDK Pneus “são alavancas deste crescimento, consolidadas pelas políticas públicas”.
A Sandokan surgiu em 2006 e disponibiliza uma variada gama de produtos para venda e aluguer.
A empresa foi constituída nas instalações situadas em Vilar do Monte (Barcelos) e dedicou-se inicialmente ao aluguer de grupo de geradores e palcos para eventos. Em 2007, mudou-se para Antas (Esposende). No ano de 2011, foi constituída uma segunda empresa do grupo, dedicada às instalações elétricas. Em 2015, abriu duas filiais, em Vila Real e Santa Maria da Feira, assumindo a representação para Portugal de uma marca italiana de grupo de geradores e apostando na assistência técnica destes equipamentos.
No ano de 2017, a Sandokan adquiriu as instalações em Neiva com a isenção do IMT por parte do Município, correspondendo a uma verba de 169 mil euros para um investimento de 2,6 milhões.
No ano de 2018, aumentou as áreas de negócio abrangidas, assumindo o comércio de equipamentos novos e usados e eventos. No ano de 2020, abriu uma filial em Lisboa e a exploração de duas lojas de pneus em Esposende e Seixas.
Em 2021, iniciou a transformação e adaptação do espaço de aluguer e serviços centrais e, em 2022, abriu uma filial em Viseu e terminou o ano com 86 colaboradores.
Em 2023, inaugura estas novas instalações de Neiva ao completar o 17.ç aniversário, que incluem a loja SDK Pneus, em parceria com a Vulco, rede de oficinas da Goodyear.