Braga
Grupo quer gerir antiga fábrica Confiança, em Braga, “sem custos”para a autarquia
Em São Victor
em

Um conjunto de associações cívicas e culturais de Braga anunciou hoje estar disponível para “assumir a gestão da Fábrica Confiança” como Centro Cívico e Cultural (CCC), para “abrir” a antiga saboaria ao público e “sem custos” para a autarquia.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o conjunto de “20 entidades bracarenses que formam a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança”, e que abrangem áreas artísticas como a fotografia, dança, teatro, música, cinema, artes plásticas, intervenção cívica e comunitária e de defesa do património, refere já ter projetos para o edifício.
A Plataforma adianta ainda que o Confiança CCC “será apresentado em Lisboa e é argumento para candidatura a Capital Europeia da Cultura”.
Segundo aponta no texto, o grupo propõe-se a, como primeiras iniciativas, a “realizar na Fábrica Confiança uma exposição no âmbito dos Encontros de Imagem, já em setembro, e a festa do 125.º aniversário da Saboaria e Perfumaria Confiança, que se assina a 12 de outubro de 2019”.
O projeto, refere o grupo, vai ainda ser apresentado à Câmara Municipal de Braga, ao “Ministério da Cultura e a mais entidades locais e nacionais, de forma a integrar novas ideias e propostas”.
O texto explica que a Câmara Municipal de Braga “tem afirmado publicamente que não dispõe de verbas para transformar o histórico edifício da Fábrica Confiança num equipamento cultural, tal como previsto na sua expropriação em 2012” sendo que o Confiança CCC pretende “desbloquear esse impasse, pondo os agentes culturais a dinamizar e a angariar apoios e, ao mesmo tempo, assumindo a gestão e programação do edifício”.
O Confiança CCC assume como “proposta inicial” que a ceda o edifício por um período de 10 anos, que permita consolidar o projeto” para que “seja uma mais-valia na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027”.
“A condição base é que a Câmara Municipal de Braga disponibilize o edifício para que se dê início à implementação do projeto Confiança CCC. A partir daí poderá começar o processo de limpeza e primeira reabilitação, de forma a que parte do edifício possa ser disponibilizado para o uso da comunidade”, lê-se.
A intenção da Câmara de Braga vender o complexo, coisa que já tentou, por duas vezes, em hasta pública, sendo que ambas foram travadas por providências cautelares, todas dadas como sem provimento.
No entanto, o presidente da câmara já afirmou que a vontade de vender a Saboaria, por cerca de 3.5 milhões de euros” mas que essa alienação será adiada por causa “de todo o barulho-o à volta da questão que pode influenciar potenciais investidores.

Leia Também
Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga
Sapadores de Braga resgatam três trotinetas no rio Este
Dream Music Fest traz Calum Scott, Gavin James e Carolina Deslandes a Braga
Braga recebe festival internacional de jogos de tabuleiro
Igreja Ortodoxa recordou, em Braga, vítimas de genocídio soviético
Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Braga
35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações
Medalha de Mérito Municipal
em

Os familiares de António Ribeiro (Variações) receberam, este sábado, a Medalha de Mérito Municipal – grau de ouro – da Câmara de Amares, numa homenagem a título póstumo ao malogrado artista natural da freguesia de Fiscal.

Presidente da câmara entrega medalha, a título póstumo, a irmão de António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO
A homenagem decorreu esta noite, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe, naquele concelho, juntando familiares e conhecidos do cantor, que faria 75 anos se fosse vivo.
O evento contou com um recital de música de câmara, protagonizado pelo Flexus Trio, com Ana Sofia Matos (clarinete), Maria Isabel Mendonça (piano) e Mariana Morais (Viola d’ arco).
Durante o recital, esteve exposta a obra Variações, em resina cristal, da autoria de Rueffa, artista plástica, que fez uma breve apresentação no intervalo do recital.
A homenagem foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).
A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão em novembro, irá prolongar os seus trabalhos até dezembro de 2020.
Braga
Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga
Ocupantes recusaram transporte hospitalar
em

Um carro da empresa Securitas Direct sofreu um despiste, ao início da noite deste sábado, na Avenida João Paulo II, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga, depois da rotunda da Rodovia, na cidade de Braga.
Foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com um veículo de desencarceramento e uma ambulância.
A viatura entrou em despiste e ficou entalada entre um muro e um poste de iluminação pública, em cima do passeio.
Os dois ocupantes saíram pelos próprios meios e recusaram transporte hospitalar. Os bombeiros acabaram por desligar alguns componentes tecnológicos do carro.
Um agente do destacamento de trânsito da PSP registou a ocorrência.
Braga
Sapadores de Braga resgatam três trotinetas no rio Este
Foram deixadas numa rua próxima
em

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram chamados, ao início da tarde deste sábado, para retirar três trotinetas do rio Este, por baixo da rua Bernardo Sequeira.
As trotinetas, da empresa Circ, já estariam há algum tempo debaixo da ponte, até serem avistadas durante este sábado.
Como não conseguiram contactar a empresa, os bombeiros deixaram as trotinetas numa rua próxima.
Braga: Trotinetas vieram para ficar e vão chegar ao interior da UMinho
A PSP tomou conta da ocorrência
EM FOCO
ÚLTIMAS
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 2 dias
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- AveHá 2 dias
Carro da GNR despista-se em Vieira do Minho
- BragaHá 2 dias
Residencial ‘fantasma’ junto à EN 101 vai ser hotel de quatro estrelas
- BragaHá 2 dias
Empresa de Braga entre as 75 “mais promissoras” da Europa