Seguir o O MINHO

Alto Minho

Grupo francês compra estaleiro naval Rodman Lusitania e cria 700 empregos em Valença

Economia

em

Foto: DR

Depois de adquirir o estaleiro naval Starfisher em Cerveira, o Grupo Beneteau comprou a antiga fábrica Rodman Lusitania, situada no Parque Empresarial de Valença, em Gandra, foi hoje anunciado. Os valores envolvidos no negócios não foram para já divulgados. Está prevista a criação de 700 empregos e a produção de 1.000 barcos por dia.

Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia explica que, com a aquisição do estaleiro Rodman Lusitania em Valença, depois da aquisição do Stafisher em Cerveira, o grupo francês vai constituir um centro de produção dedicado a barcos a motor com menos de 40 pés.

“Num mercado muito dinâmico de dayboating (barcos a motor com menos de 40 pés), o Grupo Beneteau continua assim o seu desenvolvimento industrial e a consolidação da sua presença em Portugal, em conjunto com as suas unidades polacas e americanas dedicadas a estes mercados”, explica Jérôme de Metz, presidente e CEO do Grupo Beneteau, citado no comunicado.

“No final, planeamos produzir 1.000 barcos por ano neste novo polo, com uma mão-de-obra de cerca de 700 pessoas”, acrescenta.

A cerca de dez quilómetros de distância, as duas empresas Rodman Lusitania e Starfisher vão ser fundidas na subsidiária portuguesa do Grupo Beneteau designada por GB Portugal Lda.

Localizadas em Valença, as instalações da RODMAN LUSITANIA têm cerca de 60.000 m2, incluindo 20.000 m2 de fábricas e armazéns. Sem atividade há vários anos, o local irá retomar a sua atividade com a produção de barcos a motor principalmente para as marcas Beneteau e Jeanneau.

Para o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “o Parque Empresarial de Valença é, hoje, uma referência no acolhimento industrial na região transfronteiriça Norte de Portugal / Galiza e este investimento, por parte de um grupo internacional de relevância no setor da produção de embarcações, no concelho, é prova disso mesmo”.

Citado no comunicado, José Manuel Carpinteira considera ainda “uma excelente notícia a retoma da atividade da antiga Rodman e o facto de Valença ser um dos integrantes deste polo industrial, que dá origem ao Grupo GB Portugal Lda. e que contribuirá para a criação de emprego e para a dinamização económica do concelho”.

Populares