A bysteelfs, uma empresa do Grupo DST, de Braga, ganhou uma obra no valor de 5,5 milhões de euros para a construção do quarteirão Grand IDA, inserido no plano nacional de habitação do Mónaco, que irá criar mais de 200 apartamentos para os residentes naturais do país, foi hoje anunciado. A empresa bracarense é responsável pela construção de cerca 5.500 metros quadrados de sistemas de fachada.
Em comunicado, a Grupo DST explica que o empreendimento é promovido pelo principado do Mónaco e pela construtora local J.B. Pastor et fils e o seu valor total ascende aos 220 milhões de euros.
O projeto consiste em três torres com 16, 12 e 13 andares, respetivamente, contendo 218 apartamentos, 400 lugares de estacionamento, uma creche com 35 berços e espaços para negócios e serviços. Do total de mais de 11 mil metros quadrados do empreendimento, destacam-se ainda 4.700 metros quadrados de áreas verdes, 2 mil dos quais localizados ao nível da superfície para uso público.
No capítulo da sustentabilidade, o Grand IDA vai ser certificado pelo recém-criado programa Mediterranean Sustainable Building of Monaco, que procura reduzir o impacto ambiental da construção no principado. O objetivo é o de que o setor da construção, responsável pela emissão de 30% dos gases com efeito de estufa, reduza a sua emissão em metade até 2030 e seja neutro em carbono até 2050.
O contrato realizado entre a empresa do Grupo DST e a Richelmi, empresa a quem foi adjudicada a obra geral, contempla o design e a execução de cerca 5.500 metros quadrados de sistemas de fachada prescritos pelo gabinete de arquitetura local ArchGenin. Os trabalhos da bysteelfs vão ter a duração de 12 meses e a obra deverá estar pronta ao longo de 2023.
Depois de em 2018 ter participado na construção do exclusivo hotel The Maybourne Riviera, edificado sobre um imponente maciço rochoso na encosta francesa sobre o Mónaco, a bysteelfs assinou já três contratos no principado.
No corrente ano, a carteira de negócios nesta geografia ascende a mais de 10 milhões de euros. A empresa destaca, além do Grand Ida, os projetos Villa Menesini e Mareterra, um ambicioso projeto que está a ser construído numa plataforma sobre o mar Mediterrâneo e que vai aumentar a área do principado de 1,97 para 2,24 quilómetros quadrados.
“A consolidação da presença da bysteel no Mónaco vem confirmar a pertinência da aposta que fizemos em percorrer o caminho do rigor e da excelência. De facto, é nestes mercados onde os requisitos ambientais, de design, de segurança e de planeamento são mais pormenorizados e rigorosos que a nossa capacidade técnica mais se evidencia” afirma Jorge Carneiro, diretor comercial das marcas bysteel e bysteelfs, citado no comunicado.