O Grupo Recreativo e Musical – Banda de Famalicão foi o grande vencedor do II Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga que decorreu este domingo, no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga (PEB), renovando assim o título alcançado em 2014.
A iniciativa distinguiu ainda a Banda de Música de Antas (Esposende) e a Banda Musical de Avintes (Vila Nova de Gaia) com os segundo e terceiro prémios, respetivamente. Além dos prémios monetários de 1.500, 1.000 e 500 euros e de uma escultura da autoria do artista plástico Alberto Vieira, os primeiros três classificados viram assegurada a participação nas Festas de S. João de Braga de 2016.
O júri do concurso, presidido pelo maestro Ilídio Costa, atribuiu ainda o troféu ‘Batuta de Prata’ a Fernando Marinho, maestro da Banda de Famalicão, que venceu o prémio pelo segundo ano consecutivo.
Organizado pelo Município de Braga, em parceria com o Conservatório Calouste Gulbenkian, a InvestBraga, a Associação de Festas de S. João e o portal ‘Música e Músicos’, este II Concurso de Bandas Filarmónicas contou com a participação de seis bandas de vários pontos do país, num espetáculo de oito horas que reuniu mais de 350 músicos em palco.
A vereadora da Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, fez um balanço positivo do evento que contribuiu para a valorização da música filarmónica e para a projeção do trabalho das bandas ao nível da formação.
“Tivemos momentos únicos em palco, com grandes formações e grandes maestros”, referiu, salientando a qualidade musical apresentada pelas bandas.
A vereadora assegurou que esta é uma iniciativa para continuar e que já em 2016 o concurso vai decorrer durante dois dias.
“Este é um evento que tem tudo para crescer e se afirmar no panorama cultural bracarense”, considerou.
Lídia Dias destacou o apoio da Associação de Festas de S. João, sublinhando o “papel das festas de S. João e a sua capacidade de mobilizar muitas bandas filarmónicas”, e o empenho de Carlos Teixeira, um dos dinamizadores da iniciativa.