A Construções Gabriel Couto, SA, de Famalicão, anunciou esta semana uma atualização positiva na execução da Variante de Olhão, no âmbito da EN125, com a pavimentação já em curso.
Com uma extensão de cerca de seis quilómetros, esta infraestrutura, que liga a EN125 à EN398, desenvolve-se circularmente à cidade de Olhão, desviando o tráfego pesado do núcleo urbano.







O projeto, consignado em setembro de 2024 e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um investimento global de 14,4 milhões de euros, inclui duas faixas de rodagem – uma em cada sentido –, cada uma com 3,50 metros de largura, acrescidas de bermas de um metro. Serão construídas seis novas rotundas para ligação à rede viária local, além de passagens inferiores, restabelecimentos de acessos, sistemas de telemática e sinalização moderna, melhorando substancialmente as condições de segurança e circulação.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), o traçado inicia-se ao quilómetro 111,6 da EN125, a poente de Olhão, e termina na rotunda existente a nascente, ao quilómetro 116,1, que interliga as duas estradas nacionais.
António Pina, presidente da Câmara de Olhão, que assistiu à consignação da empreitada em Almada, sublinhou o impacto positivo para a qualidade de vida dos olhanenses: “Esta obra representa um marco na modernização da nossa rede viária, promovendo uma mobilidade sustentável e segura”. Já Miguel Cruz, presidente do Conselho de Administração da IP, enfatizou o compromisso com investimentos europeus no âmbito do PRR, que visam a resiliência das infraestruturas nacionais.
A empreitada, adjudicada à Gabriel Couto após um processo competitivo, prossegue a bom ritmo, com expectativa de conclusão nos próximos meses, conforme atualizações divulgadas pela empresa. Fundada há 74 anos, a construtora tem alargado a sua atuação a projetos rodoviários de grande envergadura, como autoestradas e pontes.