A partir de Famalicão, Hélder criou um “colosso” com 55 ginásios e 120 mil clientes em todo o país

Próximo Fitness UP abre em Barcelos
Helder Ferreira é o fundador do Fitness UP. Foto: CM Famalicão

Quando em 2012 decidiu criar concorrência à sua própria marca de fitness, Hélder Ferreira estava longe de imaginar que uma dúzia de anos depois o Fitness UP, fundado em Famalicão, seria hoje uma das maiores cadeias de ginásios em Portugal, com 55 espaços em todo o país e mais de 120 mil clientes.

O presidente da Câmara, Mário Passos, enalteceu a marca como um dos Rostos da Região Empreendedora Europeia.

Em 2010, o empresário famalicense assumiu a gestão do Eugénios Health Club, transformando-o numa referência na promoção do bem-estar físico em Famalicão. E foi o sucesso do modelo de negócio que implementou que o fez pensar em “como não perder o negócio”.

“Num mercado tão competitivo, a minha insegurança era que qualquer pessoa percebesse que aquele modelo era um modelo vencedor. Foi essa insegurança que me fez criar a minha própria concorrência”, explica Hélder Ferreira, citado em comunicado da Câmara de Famalicão.

A concorrência que criou – o Fitness UP – acabou por ser o negócio que lhe transformou a vida. “Isto hoje é um colosso comparado com aquilo que eu sonhei”, diz Hélder Ferreira, quando olha para os 53 clubes abertos e os dois que abrem portas em breve, em Barcelos e Alverca.

O empresário justifica o sucesso com o capital humano das suas equipas: “Ou criava lugares para os meus colaboradores crescerem ou perdia-os. Desenvolveram-se enquanto profissionais, hoje são diretores de clube, mas vieram das receções, da área comercial, foram PTs”.

A aposta da marca é a de continuar a crescer e Hélder Ferreira prevê que a curto prazo a marca possa chegar a 100 espaços por todo o território nacional.

Transformou “negócio local numa grande cadeia nacional”

    Também citado no comunicado, Mário Passos aponta o empreendedor famalicense e “a sua visão de transformação de um negócio local numa grande cadeia nacional a partir de Famalicão, como um exemplo deste território empreendedor e um exemplo de que a partir de Famalicão somos capazes de crescer e dar dimensão a projetos por todo o país e pelo mundo”.

    Famalicão foi, de resto, “uma grande alavanca” para o crescimento do negócio, revela Hélder Ferreira: “Na fase inicial tive um enorme suporte de diversos empreendedores e empresários que aqui se apoiam nos negócios”.

    O empresário deu ainda conta de que tem novos projetos na calha: “Estamos a diversificar as áreas de negócio e investimento e a cimentar a mentoria de negócios, que tanto gosto de fazer, ajudando novos empresários a crescer”.

    Ao longo deste ano e através do Roteiro “Os Rostos da EER”, Mário Passos tem dado a conhecer alguns dos nomes que “ajudam a posicionar Vila Nova de Famalicão como uma das maiores e mais pujantes economias do país e a impulsionar o ADN empreendedor do concelho”.

     
    Total
    0
    Partilhas
    Artigos Relacionados