Grupo de brasileiros residentes em Braga vai estar com Lula da Silva em Lisboa

Presidente eleito chegou a ser convidado para visitar o Minho

O presidente eleito do Brasil já esteve esta sexta-feira com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, e ainda tem na agenda um encontro com o primeiro-ministro, António Costa. Para este sábado, Lula da Silva vai receber em Lisboa representantes da sociedade civil, e pelo menos 14 residentes de Braga vão estar presentes.

Lula da Silva está de visita a Portugal depois de ter participado na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito. O brasileiro teve um encontro com Marcelo e o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, que durou cerca de uma hora e 15 minutos. O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, esteve no local durante pouco tempo.

Quando a viagem de Lula da Silva a Portugal foi confirmada, o presidente eleito chegou mesmo a receber um convite para visitar Braga, através do grupo informal Doia Sequeira, que tem como um dos representantes o ator Bemvindo Sequeira, residente na cidade, e do antigo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho.

No entanto, por causa da agenda de Lula e por motivos de segurança, a visita não vai ocorrer.

“Nós sabíamos que seria difícil, mas tentámos. Então o Lula teve uma reação inteligente, que foi convidar as entidades civis, que lutaram por este resultado, para estarem em Lisboa no sábado”, disse Elisio Carvalho, membro do Doia Sequeira, a O MINHO.

Lula limitou que cada grupo possa estar representado por cinco membros, além de mais duas que trabalharam no proceso eleitoral.

O grupo Doia Sequeira, que recebeu este nome como uma homanagem à mulher de Bemvindo Sequeira, que faleceu no ano passado, e antes chamado de “Brasileiros de Esquerda”, vai ser um dos dois grupos de Braga no evento, além do Tanto Mar. Desta forma, pelo menos 14 pessoas podem estar com Lula da Silva, e Elísio já sabe qual é a principal demanda.

“Queremos que, como presidente, ele tenha um olhar institucional para os cidadãos que estão fora do Brasil. Aqui somos da CPLP, somos o maior colégio eleitoral fora do país. O Jair Bolsonaro nem sequer esteve aqui e até desmarcou um evento com o Marcelo. Vamos pedir que olhe para cá. E também para ajudar os muitos brasileiros que estão a chegar cá sem informação, sem nada, que vêm com uma falsa promessa em busca de uma ilusão, e acabam por cair em algumas associações que só querem saber de ganhar dinheiro e fazer festas. E queremos ter uma abertura maior para conversar com o consulado”, disse.

Elísio explicou ainda que o Doia Sequeira vai estar com outros grupos do Norte, e que também já têm prevista um seminário no Porto em dezembro, onde novas metas vão ser traçadas: “A primeira era vencer a eleição, mas temos uma luta contra o fascismo”.

Luiz Inácio Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de 30 de outubro por uma margem estreita, amealhando 50,9% dos votos contra 49,1% de Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos.

Portugal contabilizou mais de 23.000 votos no candidato do Partido dos Trabalhadores na segunda volta que ocorreu no último dia 30 de outubro.

Lula da Silva assumirá novamente a Presidência do Brasil em 01 de janeiro de 2023 para um terceiro mandato, após ter governado o país entre 2003 e 2010.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x