Grupo de Braga financia investigação na UMinho sobre a construção do futuro

Casais
Grupo de braga financia investigação na uminho sobre a construção do futuro
Foto: Grupo Casais (Arquivo)

A Universidade do Minho e o Grupo Casais, de Braga, anunciam a criação da Cátedra Não Académica “Construção na Era Digital”, foi hoje revelado.

Em comunicado, a UMinho refere que esta investigação incide numa área que “enfrenta momentos de profunda transformação nos setores da arquitetura, engenharia e construção, marcados pela transição de métodos tradicionais para abordagens mais digitalizadas, eficientes e sustentáveis”.

Esta Cátedra representa um investimento por parte do Grupo Casais e uma “oportunidade” estratégica para o Lab2PT e para a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, sendo o conhecimento gerado aplicado no desenvolvimento de “soluções de construção inovadoras que aumentem a competitividade no mercado nacional e internacional”.

Com um alinhamento entre a academia e a indústria, esta iniciativa visa desenvolver pesquisa avançada com “aplicação direta no negócio”.

Este projeto, “pioneiro em Portugal”, foca-se em áreas como a robótica, a fabricação aditiva (impressão 3D em betão), a modularização, a prefabricação e a integração com modelos BIM – pilares essenciais para uma construção mais industrializada, eficiente e circular.

“A ambição passa por transformar estes conceitos em práticas quotidianas, criando um ecossistema industrial mais digital, previsível e sustentável”, nota a UMinho, na nota enviada à imprensa.

Esta investigação, com financiamento do programa FCT-Tenure da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), focar-se-á na “integração de processos robotizados na construção, no desenvolvimento de componentes estruturais modulares, prefabricados e desmontáveis, e na criação de standards para a incorporação de dados de produção em modelos BIM. Estes avanços permitirão promover a circularidade dos materiais e o conceito inovador de edifícios enquanto bancos de materiais”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Guimarães líder mundial em ação climática em 2024

Guimarães líder mundial em ação climática em 2024

Próximo Artigo
Portugal espera seis medalhas nos europeus de canoagem em ponte de lima

Portugal espera seis medalhas nos Europeus de canoagem em Ponte de Lima

Artigos Relacionados