Arquivo

Grupo de Braga com obra milionária em Aveiro

24 milhões de investimento público
Grupo de braga com obra milionária em aveiro
Foto: ABB / Facebook

O grupo bracarense Alexandre Barbosa Borges, S.A. (ABB) fechou um contrato de 24 milhões de euros para a construção do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, uma obra de grande envergadura na região de Aveiro.

O concurso público contou com a concorrência de empresas como Oliveiras SA, Embeiral – Infraestruturas e Serviços Lda, e Domingos da Silva Teixeira.

Assinado a 16 de junho de 2025 com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o projeto, adjudicado através de concurso público, tem um prazo de execução de 730 dias e visa proteger o ecossistema e o potencial agrícola da área. A empreitada, orçada em 24.500.000,00 euros, envolve a construção de diques, estruturas hidráulicas, sistemas de drenagem, uma estrutura verde e caminhos rurais, abrangendo os municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Estarreja.

Após anos de planeamento, iniciado em 2016 com um investimento total de cerca de 45 milhões de euros em três projetos, a obra foi desbloqueada com o financiamento garantido pelo Governo. Este inclui 14,6 milhões de euros de fundos europeus entre 2025 e 2026 e 10,4 milhões de euros do Fundo Ambiental entre 2027 e 2028. O Sistema de Defesa Primário, que retoma um troço construído entre 1995 e 1999, foi alvo de um plano concluído em 2020 e de uma Declaração de Impacte Ambiental aprovada em fevereiro de 2023.

Paralelamente, e também a cargo da ABB, estão em curso as Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa contra Cheias e Marés no Rio Velho e Rio Novo do Príncipe, que incluem quatro comportas e um tabuleiro em betão para circulação.

Esta intervenção, localizada no troço final do Rio Novo do Príncipe, a jusante do Rio Velho e antes do Rio Vouga entrar na Ria de Aveiro, visa proteger os campos agrícolas da salinização causada pela maré e mitigar riscos de inundações.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homem morre atropelado por comboio em valença

Homem morre atropelado por comboio em Valença

Próximo Artigo
Famalicão: ladrão de volantes de bmw vai mesmo para a cadeia

Famalicão: Ladrão de volantes de BMW vai mesmo para a cadeia

Artigos Relacionados