O grupo de 85 peregrinos de Barcelos chegou, esta segunda-feira, ao Santuário de Fátima, depois da jornada ter iniciado na última quinta-feira.
“Correu tudo bem, chegámos todos”, frisou José Viana, organizador da peregrinação, a O MINHO.
Esta noite, o grupo vai participar na Procissão das Velas, ficando ainda para as celebrações durante o dia de amanhã, 13 de maio. Regressam de autocarro após as cerimónias.
“Foi uma semana de momentos únicos, onde houve de tudo, desde a dor à alegria, mas uma enorme devoção para chegarmos juntos da Nossa Senhora onde sempre esteve a nosso lado nesta nossa caminha de muita fé”, referiu.
A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima será presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano.
Esta é a primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país e ocorre três semanas após a morte do Papa Francisco, que esteve no santuário em 2017 (centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto) e em 2023 (no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa).