O MINHO
Notificações
  • ÚLTIMAS
  • Para Si
  • Interesses
  • Braga
  • Viana
  • Alto Minho
  • Cávado
  • Ave
  • Desporto
  • GO!
  • Portugal
O MINHOO MINHO
Aa
  • ÚLTIMAS
  • Para Si
  • Interesses
  • Braga
  • Viana
  • Alto Minho
  • Cávado
  • Ave
  • Desporto
  • GO!
  • Portugal
Pesquisar
  • Minho
    • Braga
    • Alto Minho
    • Ave
    • Cávado
    • Aqui Perto
  • Desporto
  • Portugal
  • GO!
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress

Greve dos funcionários judiciais já atrasou 2.994 processos em Braga e 365 em Viana

O MINHO
Última atualização: 23/03/2023 12:24
por O MINHO 6 Min a Ler
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO
Partilhar

A greve dos funcionários judiciais já provocou o adiamento de 2.994 diligências e julgamentos nos tribunais e serviços do Ministério Público (MP) na comarca de Braga e 365 na de Viana do Castelo. Desde o seu início em 15 de fevereiro, em todo o país já foram registados mais de 21 mil adiamentos.

- Anúncio -

Um levantamento feito pela Lusa junto das 23 comarcas existentes em Portugal mostra que o número de julgamentos e diligências que tiveram de ser adiados devido à ação de luta do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) ascende a 21.370, com destaque para a comarca do Porto, onde foi registado o adiamento de 4.184 diligências entre 15 de fevereiro e 17 de março, cerca de 20% do total nacional.

Logo a seguir surge a comarca vizinha de Porto Este, na qual foi reportada uma estimativa de 3.000 adiamentos durante o primeiro mês de greve, em que o SFJ reivindica como prioridade imediata a questão da integração do suplemento processual no vencimento, além das matérias relacionadas com os concursos de acesso e formação, o descongelamento das carreiras, a tabela salarial e o problema do défice de funcionários.

O peso dos números da greve foi mais pronunciado no Norte, com a comarca de Braga a registar o adiamento de 2.994 julgamentos e diligências (2.396 da área judicial e 598 relativas ao MP) entre 15 de fevereiro e 20 de março.

Em Aveiro, a greve já adiou 1.572 diligências (entre 15 de fevereiro e 10 de março). Os efeitos da greve sentiram-se de forma mais evidente nas semanas de 27 de fevereiro a 03 de março (431 diligências adiadas) e de 06 a 10 de março (412), mas o relatório semanal do impacto da greve nesta comarca refere ainda que foram adiadas 241 diligências entre 15 e 17 de fevereiro, 263 na semana de 20 a 24 de fevereiro e 225 entre 13 e 17 de março.

Acima dos mil adiamentos desde o arranque da greve encontram-se também as comarcas de Lisboa, com 1.501, contabilizados até 12 de março; Lisboa Oeste (Sintra, Cascais, Amadora, Oeiras e Mafra), que registou pelo menos 1.391 adiamentos (15 de fevereiro a 17 de março); e Viseu, cuja área geográfica abrange o território de 17 municípios, onde foram adiadas 1.013 diligências (tribunal judicial e MP), entre 15 de fevereiro e 12 de março, devido à greve aos atos processuais decretada pelo SFJ, entretanto prolongada por mais um mês (até 15 de abril).

A comarca de Setúbal indicou o adiamento de 983 diligências até 17 de março; Faro registou 890 adiamentos (15 de fevereiro a 10 de março); Santarém contabilizou pelo menos 694 entre 13 de fevereiro (data em que apenas estava em vigor a greve ao período da tarde convocada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça, SOJ) e 14 de março; e Leiria assinalou 421 entre 10 de janeiro e 10 de março, tendo sido a única a fornecer dados que abrangeram também a paralisação decretada pelo SOJ.

Seguem-se as comarcas da Madeira (375 e só da esfera judicial), Viana do Castelo (365, total indicado pelo SFJ entre 15 de fevereiro e 13 de março), Vila Real (352 de 17 de fevereiro a 17 de março), Lisboa Norte (336 julgamentos entre 15 de fevereiro e 14 de março), Castelo Branco (319 no período de 15 de fevereiro a 18 de março), Coimbra (297, divididos por 132 julgamentos e 165 outras diligências entre 15 de fevereiro e 14 de março), Açores (179 de 15 de fevereiro a 10 de março), Évora (173 entre 15 de fevereiro e 15 de março), Guarda (161, de 15 de fevereiro a 17 de março), Beja (81 até 14 de março), Bragança (80, entre 15 de fevereiro e 17 de março) e, por fim, Portalegre (nove, entre 15 de fevereiro e 20 de março).

Além das variações das datas de contabilização transmitidas pelas comarcas, houve também diferenças assinaláveis no nível de detalhe e nas formas de registo, comunicação e entendimento pelos magistrados relativamente aos adiamentos. Várias reportaram unicamente o total de julgamentos/diligências adiados pela greve, enquanto outras indicaram totais semanais e algumas até estratificaram pelo tipo de atos afetados.

Os totais relatados pelas comarcas superam os números de adiamentos que tinham sido revelados pelo próprio SFJ na semana passada e que apontavam para cerca de 15 mil. Para hoje, às 15:00, está prevista uma nova reunião entre o Ministério da Justiça e o sindicato, numa altura em que não é ainda conhecido o parecer solicitado ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República sobre a legalidade da greve.

O MINHO 23/03/2023 23/03/2023
Partilhar este Artigo
Facebook Twitter WhatsApp WhatsApp Copiar Ligação Imprimir
por O MINHO Redação
Seguir
Jornal digital da região do Minho.
Artigo Anterior Guarda-redes do Vitória chamado para o primeiro jogo de Roberto Martínez na seleção
Próximo Artigo Militares ucranianos dizem que 3.500 civis continuam em Bakhmut

ESPAÇO EIXO ATLÂNTICO

PUB
Aqui Perto

Bem-vindas/os a Lugo, Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2023

Patrocinado por

Mais Notícias

Fique a par do que se passa
Braga

Carlos Silva é o novo adjunto técnico dos Bombeiros Sapadores de Braga

Joaquim Gomes Joaquim Gomes 30/05/2023
Canoagem

Afinal, Fernando Pimenta vai competir nos Jogos Europeus

O MINHO O MINHO 30/05/2023
Guimarães

Violência homofóbica. Homem brutalmente agredido em Guimarães

O MINHO O MINHO 30/05/2023
Famalicão

Famalicão: Nova ponte sobre rio Ave vai mesmo avançar

O MINHO O MINHO 29/05/2023

Populares

Famalicão

Cobra de metro e meio retirada de dentro de uma casa em Famalicão

O MINHO O MINHO 28/05/2023
Viana do Castelo

“Animais” do TT partem esculturas e vandalizam recinto astronómico de Viana

Fernando André Silva Fernando André Silva 29/05/2023
Fafe

Compra raspadinha “por acaso” e ganha 108.000 euros em Fafe

O MINHO O MINHO 28/05/2023
Aqui Perto

Família em desespero procura jovem desaparecida perto de Vizela

O MINHO O MINHO 29/05/2023

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Política de Privacidade  Ficha Técnica  Estatuto Editorial

O MINHO

É Todo Seu

  • ÚLTIMAS
  • Para Si
  • Interesses
  • Braga
  • Viana
  • Alto Minho
  • Cávado
  • Ave
  • Desporto
  • GO!
  • Portugal

Quem Somos

  • Política de Privacidade
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
O MINHO

O MINHO é um Órgão de Comunicação Social registado na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Acesso Rápido:
  • Braga
  • Alto Minho
  • Ave
  • Cávado

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu a palavra-passe?