O incêndio que atingiu o concelho de Sabrosa, Vila Real, entrou em fase de resolução pelas 09:40 de hoje, mantendo-se no local 289 operacionais, 93 viaturas e um helicóptero pesado, segundo a Proteção Civil.
Segundo fonte da Proteção Civil, o fogo que deflagrou na quarta-feira em Feitais e desceu, depois, para Souto Maior, entrou em fase de resolução pelas 09:40, mantendo-se os meios espalhados pelo terreno em trabalhos de consolidação e rescaldo.
Num briefing feito às 08:00, o comandante sub-regional do Douro, Miguel Fonseca, disse que o incêndio tinha apenas uma frente ativa, preocupante pelos acessos difíceis, e que 90% do seu perímetro estava dominado.
É nessa zona que está a atuar esta manhã o helicóptero pesado.



A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, disse que, numa primeira estimativa, a área ardida neste fogo ronda os 600 hectares de pinhal, mato e vinha.
Em declarações à agência Lusa, a autarca afirmou que ainda vai ser feita uma avaliação no terreno dos estragos causados pelo incêndio que lavra desde as 13:30 de quarta-feira neste concelho do distrito de Vila Real, mas adiantou que uma primeira estimativa aponta para uma área ardida de 600 hectares.
“A noite correu bem, baixou bastante a temperatura e aumentou a humidade, e conseguiram-se tapar quase todos os perímetros à exceção de um, mas agora com um meio aéreo penso que ficará sanada essa situação”, referiu a autarca.
Helena Lapa apontou para o perigo de reacendimentos que podem acontecer durante o dia.
O fogo bateu muito perto de casas na aldeia de Souto Maior, mas não houve danos em habitações.
“Tem havido investimento em criar faixas de gestão de combustível e há uma mesmo aqui por cima, e, portanto, presumo que tenha ajudado a que, dada a dimensão do incêndio, não tenha afetado as habitações”, realçou a autarca.