Grande estrela cadente captada nos céus de Braga

Foto: Escola Ciência Viva

Um meteoro, popularmente conhecido por estrela cadente, foi registado, na madrugada desta quarta-feira, em Braga.

O “grande bólide”, nome dado aos meteoritos mais importantes, foi registado pela Estação AMS211 da rede AllSky7 instalada no Observatório Astronómico de Gualtar, do Centro Ciência Viva de Braga.

“Com o início das ‘chuvas’ de meteoros do verão o número de eventos registados começou a subir nos últimos dias. Hoje pelas 02h:20m:12s registamos um enorme evento nos céus de Braga”, explica João Vieira, diretor do Centro Ciência Viva de Braga e responsável pelo Observatório Astronómico.

As Perseidas ou Perséiades tiveram o seu início no dia 17 de julho e são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle.

São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rastro de meteoros.

“Neste caso o rastro é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle”, explica o diretor do Centro Ciência Viva de Braga.

E acrescenta: “A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rastro proveniente da passagem do cometa em 1862”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x