Um meteoro, popularmente conhecido por estrela cadente, foi registado, na madrugada desta quarta-feira, em Braga.
O “grande bólide”, nome dado aos meteoritos mais importantes, foi registado pela Estação AMS211 da rede AllSky7 instalada no Observatório Astronómico de Gualtar, do Centro Ciência Viva de Braga.
“Com o início das ‘chuvas’ de meteoros do verão o número de eventos registados começou a subir nos últimos dias. Hoje pelas 02h:20m:12s registamos um enorme evento nos céus de Braga”, explica João Vieira, diretor do Centro Ciência Viva de Braga e responsável pelo Observatório Astronómico.
As Perseidas ou Perséiades tiveram o seu início no dia 17 de julho e são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle.
São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.
As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rastro de meteoros.
“Neste caso o rastro é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle”, explica o diretor do Centro Ciência Viva de Braga.
E acrescenta: “A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rastro proveniente da passagem do cometa em 1862”.