Alguns edifícios religiosos do centro histórico de Braga foram alvo de escritos nas paredes que estão a incomodar um dos presidentes de junta da cidade.
Luís Pedroso, presidente da Junta de Maximinos, Sé e Cividade, disse a O MINHO que, pelo menos, dois edifícios históricos foram alvo de vandalismo: um museu e uma instituição que acolhe crianças e serve como lar para a terceira idade.
No exterior do lar Patronato Senhora da Terra, cujo edifício é conhecido como ‘patronato da Sé’ dada a proximidade com a Catedral de Braga, uma das paredes foi alvo de vandalismo na passada sexta-feira.
Escrita ficou uma citação da música de intervenção política Anti-herói, do rapper Valete.
Outro dos alvos foi o Museu Pio XII, situado no edifício de um seminário e dedicado à arte sacra e arqueologia, alvo de nova citação do cantor.
O edifício anexo à imponente Basílica dos Congregados, numa das principais avenidas pedonais do centro, está vandalizado com dizeres políticos desde o final de 2018.
“PNR Porcos”, pode ler-se, na pintura que foi reivindicada por um grupo intitulado Brigada Antifascista, aquando da vinda dos nacionalistas à cidade dos arcebispos.
Para Luís Pedroso, esta situação passa por “falta de civismo” e “educação”, aconselhando uma repreensão “com uma vara e uns bons açoites em praça pública”.
“Podíamos ter uma sociedade melhor, se cada um respeitasse quem tem ao lado, e deixasse muito egocentrismo”, escreveu o autarca do CDS através das redes sociais.
“Queixas, da cidade suja, de dejetos nos jardins, de papéis e chicletes no chão, carros nos passeios e jardins e em linhas amarelas, excesso de ruído nos apartamentos e via pública em horas de descanso, etc, etc”, exemplifica o autarca como sendo atos de falta de educação e civismo.
“Será que custa assim tanto mudar um pouco as más práticas?”, questionou.
*Notícia atualizada com a correção do nome do grupo que reivindincou uma das pinturas. A Frente Unitária Antifascista, erradamente apontada como da autoria do grafite, manifesta repúdio por estes atos de vandalismo, não se revendo nos mesmos.