Grafitam edifícios religiosos de Braga, autarca sugere “açoites em praça pública”

Luís Pedroso revoltado com mensagens de teor político

Alguns edifícios religiosos do centro histórico de Braga foram alvo de escritos nas paredes que estão a incomodar um dos presidentes de junta da cidade.

Luís Pedroso, presidente da Junta de Maximinos, Sé e Cividade, disse a O MINHO que, pelo menos, dois edifícios históricos foram alvo de vandalismo: um museu e uma instituição que acolhe crianças e serve como lar para a terceira idade.

No exterior do lar Patronato Senhora da Terra, cujo edifício é conhecido como ‘patronato da Sé’ dada a proximidade com a Catedral de Braga, uma das paredes foi alvo de vandalismo na passada sexta-feira.

Escrita ficou uma citação da música de intervenção política Anti-herói, do rapper Valete.

Outro dos alvos foi o Museu Pio XII, situado no edifício de um seminário e dedicado à arte sacra e arqueologia, alvo de nova citação do cantor.

O edifício anexo à imponente Basílica dos Congregados, numa das principais avenidas pedonais do centro, está vandalizado com dizeres políticos desde o final de 2018.

“PNR Porcos”, pode ler-se, na pintura que foi reivindicada por um grupo intitulado Brigada Antifascista, aquando da vinda dos nacionalistas à cidade dos arcebispos.

Para Luís Pedroso, esta situação passa por “falta de civismo” e “educação”, aconselhando uma repreensão “com uma vara e uns bons açoites em praça pública”.

“Podíamos ter uma sociedade melhor, se cada um respeitasse quem tem ao lado, e deixasse muito egocentrismo”, escreveu o autarca do CDS através das redes sociais.

“Queixas, da cidade suja, de dejetos nos jardins, de papéis e chicletes no chão, carros nos passeios e jardins e em linhas amarelas, excesso de ruído nos apartamentos e via pública em horas de descanso, etc, etc”, exemplifica o autarca como sendo atos de falta de educação e civismo.

“Será que custa assim tanto mudar um pouco as más práticas?”, questionou.

*Notícia atualizada com a correção do nome do grupo que reivindincou uma das pinturas. A Frente Unitária Antifascista, erradamente apontada como da autoria do grafite, manifesta repúdio por estes atos de vandalismo, não se revendo nos mesmos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados