Governo reforça campanha de prevenção contra incêndios rurais com 750 mil euros

Através do Fundo Ambiental
Foto: CM Arcos de Valdevez / Arquivo

O Governo vai reforçar a campanha de prevenção contra incêndios rurais “Portugal Chama 2024” em 750 mil euros, mobilizados através do Fundo Ambiental, anunciou hoje em comunicado o Ministério do Ambiente e da Energia.

Segundo a nota divulgada, a verba destina-se a garantir a divulgação de um conjunto de anúncios na televisão, rádio e imprensa escrita da campanha “Portugal Chama”, com vista à sensibilização da população para o fenómeno dos incêndios rurais, que se repete todos os anos e com especial intensidade no verão.

“Estes anúncios têm como temas as queimas e as queimadas, os comportamentos de risco e ainda o uso de maquinaria e equipamento”, lê-se no comunicado, que defende a alteração de comportamentos e a adoção de boas práticas.

A ação de divulgação é efetuada através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e concebida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que orienta a estratégia de comunicação sobre a prevenção.

“Os incêndios rurais têm um grande impacto ambiental. A prevenção, subjacente a esta campanha, visa a proteção dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade do ar, que podem ser gravemente afetados por eventos como os que atingem Portugal”, refere a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A governante salientou ainda a “importância de uma estratégia que proteja vidas, propriedades e o ambiente”, contribuindo dessa forma para diminuir a quantidade e o impacto dos incêndios rurais no país.

A estratégia “Portugal Chama” assenta em duas vertentes: a proteção de pessoas, bens e infraestruturas, que está sob a égide da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC); e a gestão florestal, que é da competência do ICNF.

A campanha de prevenção nos meios de comunicação social abarca as duas áreas.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Câmara de Viana vai contratar 25 motoristas de autocarros

Próximo Artigo

Jovem de 20 anos morre no dia de aniversário após violento despiste em Santo Tirso

Artigos Relacionados
x