Governo presta homenagem a ex-secretário de Estado na terça-feira em Guimarães

João Vasconcelos morreu a 26 de março, em Lisboa, com 43 anos
Foto: Facebook de Caldeira Cabral

O Governo homenageia na terça-feira, em Guimarães, o antigo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que morreu no mês passado aos 43 anos e se destacou por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal.

João Vasconcelos morreu a 26 de março, em Lisboa, com 43 anos, foi diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, e responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

A homenagem decorrerá durante a cerimónia de apresentação da Fase II da Iniciativa Indústria 4.0 (i4.0), no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

A i4.0 foi lançada em 2017 assente em seis eixos de atuação prioritária: capacitação dos recursos humanos, cooperação tecnológica, criação da ‘startup’ I4.0, financiamento/apoio ao investimento, internacionalização e adaptação legal e normativa.

Foram executadas 95% das 64 medidas definidas no Programa i4.0, abrangendo mais de 24 mil empresas e 550 mil pessoas, segundo informação hoje divulgada.

Na nova fase, o objetivo é envolver nas várias iniciativas 20 mil empresas, formar mais de 200 mil trabalhadores e financiar mais de 350 projetos transformadores.

Segundo o portal do Governo, João Vasconcelos foi adjunto e assessor do Gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

Entre 1999 e 2005, ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

João Vasconcelos administrou diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo também sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Também militante socialista, Vasconcelos saiu do Governo em julho de 2017 após ser constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava “o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016”, o qual acabou por ser arquivado.

Atualmente, colaborava como ‘senior adviser’ da Clearwater International em Portugal para a área das ‘startup’ e empresas de tecnologia de informação.

Em comunicado hoje divulgado pelo gabinete do ministro da Economia, o Governo precisa que a homenagem “integra um intenso programa, que começa às 10:00 com a abertura da Feira da Indústria do Futuro, que envolve quase 40 entidades, entre empresas, ‘startups’, universidades, centros tecnológicos e outras entidades”.

Pelas 14:30 vão decorrer sessões de debate sobre Ciber Segurança, Inteligência Artificial, Financiamento, Comércio Eletrónico, Smart Factories e Work 4.0 com representantes de empresas do setor, consultoras e organismos públicos.

Depois da sessão de abertura, está previsto um debate com a presença do secretário de Estado da Economia, João Neves, e empresas do i4.0 e logo depois a apresentação da Fase II da nova fase do Programa, que vai mobilizar 600 milhões de euros de investimentos públicos e privados nos próximos dois anos.

Vai intervir também, em Guimarães, o ministro adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x