A nova ligação ferroviária entre Porto e Vigo deve arrancar em 2030, de acordo declarações do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, contemplando a ligação direta entre o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e a cidade de Braga.
Em entrevista ao Jornal de Negócios, Carlos Fernandes avança que a IP está a “atualizar todos os corredores” estudados “há 10 anos”. “Estamos a pedir informação aos municípios e vamos fazer novos estudos de impacto ambiental (EIA), que vamos submeter no início de 2022”, disse, acrescentando que em 2030 deverá arrancar a nova linha Porto-Braga, com passagem pelo aeroporto.
Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em declarações ao Jornal Económico, apontou a data de 2030 para a construção da nova linha que deverá beneficiar toda a região Norte e Galiza.
Em audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Pedro Nuno Santos disse que a ligação Porto-Vigo, incluída no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, “é muito importante” para a região Norte e para a Galiza, que “têm uma grande relação”.
“Temos um tempo de viagem entre Porto e Vigo que é incompreensível”, afirmou, referindo que “hoje é de mais de duas horas” e que a intenção é que “um dia seja possível fazer em 55 minutos”.
Sobre a ligação, Pedro Nuno Santos manifestou que a intenção é que ligação “passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que vai aumentar a capacidade de atração do aeroporto” e que a cidade de Braga seja incluída para “dar massa crítica”.