Governo aprova diplomas sobre cibersegurança que inclui novo regime jurídico

Será submetido a consulta pública
Governo aprova diplomas sobre cibersegurança que inclui novo regime jurídico
Foto: Lusa

O Governo aprovou hoje dois diplomas na área da cibersegurança, que inclui a proposta de transposição da diretiva NIS2 e a criação de um novo regime jurídico de cibersegurança em Portugal, que será submetido a consulta pública.

Na área da cibersegurança foram aprovados “dois diplomas: a proposta de transposição da chamada diretiva [de segurança das redes e sistemas de informação] NIS2 e a criação de um novo regime jurídico de cibersegurança em Portugal”, afirmou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, na conferência de imprensa.

“Creio que as últimas semanas demonstram bem a importância da vulnerabilidade dos sistemas do espaço cibernético português, a existência de ameaças de várias origens e da importância de fortalecer e de garantir a segurança do espaço português também neste caso no ciberespaço”, acrescentou António Leitão Amaro.

Este regime jurídico aprovado hoje “será uma proposta de lei, mas será submetido a consulta pública”.

O governante explicou que “haverá uma reunião ainda do Conselho Nacional de Segurança no Ciberespaço e depois será colocado na plataforma de consulta pública no início do mês de novembro”.

A consulta pública “ocorrerá durante todo o mês de novembro para que a proposta de lei seja enviada à Assembleia da República após os trabalhos do Orçamento” do Estado para 2025, disse.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ipo do porto terá centro de terapia do cancro com protões

IPO do Porto terá centro de terapia do cancro com protões

Próximo Artigo
Filme sobre romaria d'agonia conquista mais dois prémios para viana

Filme sobre Romaria d'Agonia conquista mais dois prémios para Viana

Artigos Relacionados