O Bloco de Esquerda apresentou publicamente no passado sábado as candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Verde, com intervenções de José Maria Cardoso, deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Gorete Pimentel, candidata à Câmara, Ricardo Cerqueira, candidato à Assembleia e Francisco Queirós, mandatário da candidatura.
José Maria Cardoso considerou a candidatura em Vila Verde como “uma lufada de ar fresco, com vontade de agir e assumir compromissos com as pessoas”.
O deputado referiu a necessidade de combater as alterações climáticas com “políticas ambientais e climáticas”, que “têm que ser uma das bases principais dos programas, não uma questão de adorno nos mesmos”.
Gorete Pimentel considera que “a candidatura não é só do Bloco de Esquerda, nem dos candidatos que constituem as listas, é uma candidatura da comunidade de Vila Verde”.
A candidata focou um dos pontos principais da candidatura, a mobilidade, considerando que é “uma necessidade urgente que os transportes públicos sirvam efetivamente a população”, acrescentando que “é imperioso que se diminua a circulação automóvel no centro da vila, pela economia das empresas e pela diminuição da poluição”.
Ricardo Cerqueira referiu que “o lema da candidatura, ‘Com Coragem Vila Verde’, não despontou do acaso”, mencionando casos de independentes que rejeitaram convites para integrar a lista do Bloco de Esquerda “com temor de represálias no emprego, ou mesmo antevendo problemas no acesso a serviços”.
Ricardo Cerqueira fez o compromisso de “garantir o direito à habitação, com um serviço público acessível e moderador do mercado”.
Francisco Queirós, mandatário, frisou que a candidatura “é acima de tudo um conjunto de pessoas que se juntaram para fazer a diferença e transformar este município num lugar excelente para se viver, onde todos tenham as mesmas oportunidades”.
As eleições realizam-se a 26 de setembro.